Cursos Senai 2020 – Vagas para Março

O Senai é uma instituição particular com foco em geração e difusão de conhecimento nos setores industriais.

Apesar de ser bastante conhecido e comumente alinhado a outras instituições como o SESI e o SENAC, o seu foco é numa área completamente diferente.

Mesmo sendo uma instituição de ensino particular, sua estrutura é bastante flexível e seu vínculo com esferas governamentais é forte, o que agrega mais experiência e credibilidade aos seus cursos.

Por isso, acaba sendo uma alternativa a se considerar na hora de procurar por um curso técnico ou algo relacionado a isso.

 

Resultado de imagem para senai

Cursos Senai 2020 – Vagas para Março (Foto: Divulgação)

 

Quais cursos o SENAI me oferece?

Diferente das escolas convencionais que, por sua vez, oferecem cursos técnicos direcionados à uma área específica, o SENAI oferta em múltiplos ambientes.

Como o foco é a indústria, cursos como “Automação e Mecatrônica” e nas áreas de Construção Civil são populares.

No entanto, cursos nas áreas de Transportes, Vestuário, Química, Alimentos e Bebidas também existem para atender a um público mais diversificado.

Na verdade, os cursos variam de região para região, então talvez seja interessante entrar no site do SENAI que corresponda à sua localidade.

Mas, no geral, o que se oferece se subdivide em:

  • Cursos livres: cursos rápidos de até 20 horas com certificado, mas, sem conceder grau técnico algum.
  • Qualificação profissional: onde a carga horária mínima é de 160 horas para dar algum grau de qualificação;
  • Cursos técnicos: os quais são direcionados para áreas específicas que necessitem entre 03 meses ininterruptos ou 01 ano para concluir com carga horária mínima de 800 horas; e
  • Graduação e Pós-Graduação: direcionados para quem planeja passar de 2 a 3 anos para conseguir esse grau maior;

Ainda, esses cursos podem ser feitos de maneira presencial ou online, mediante disponibilidade de cada espaço.

Por isso, é importante dar uma ligadinha pro pólo na sua região antes de mais nada. Na dúvida, entra em contato com a Central pelo site do Portal da Indústria clicando aqui.

 

Do que eu preciso pra poder fazer os cursos?

A depender do que você planeja alcançar, os requisitos divergem bastante. Não só pela complexidade, como também área de atuação.

Alguns exigem idade mínima de 16 anos, outros, que você tenha ao menos concluído o ensino fundamental ou o médio (o que precisa ser comprovado, evidentemente).

Vai depender de você e do que você quer, mas, se preencher os pré-requisitos que aparecem na página de descrição de cada curso, tudo o que vai precisar depois é só a documentação.

Para poder entrar no Senai em 2020, você vai precisar estar em conformidade com os pré-requisitos e comparecer a um pólo presencial munido de:

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante ou declaração de renda (se solicitado algum desconto ou algo do tipo no momento da inscrição);
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Adesão (R$) do curso; e
  • Qualquer outro documento solicitado a mais no site, a depender do curso.

 

Quais vagas estão abertas no Senai agora no início do ano?

De novo: depende muito de onde você é. Nem todas unidades oferecem os mesmos cursos e, às vezes, acaba sendo melhor pesquisar.

No entanto, felizmente, o Senai abre espaço para todo o tipo de pessoas e, mensalmente envia calendários de novos cursos visando abrir cada vez mais turmas.

Por isso, antes de se desesperar e sair caçando por aí, nós facilitamos a sua vida.

Seguem abaixo links com cursos presenciais em aberto para regiões onde vagas se abriram nesse final de mês e no próximo:

 

Eu tenho que ver todos?!

Nada disso.

Na opção de cursos de cada região, é possível filtra-los por escola (se tiver mais de uma unidade na sua região) ou área.

Necessariamente, você não precisa sair lendo todos os títulos para encontrar algo que te interessa.

No entanto, se seu foco é em Educação a Distância (isto é, EaD), é mais fácil falar com um dos responsáveis do pólo e averiguar quando é o melhor momento para começar.

Diferente do curso presencial, onde é necessário reunir pessoas para fechar uma turma, no curso online, só você já basta.

É claro que a interação em aula é importante, mas, não crucial. Por isso, antes de inscrever, tire todas as dúvidas num polo presencial ou, simplesmente ligue.

Os números para cada região geralmente ficam dispostos próximo ao endereço ao final de cada página da web.

Na dúvida, também pode mandar e-mails ou entrar em contato através de formulários.

Mas, se você quer agilizar as coisas, é melhor ligar ou simplesmente aparecer por lá. Eles costumam dar um panfleto com a agenda do ano de todos os cursos.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.