Matrícula SESI – Inscrições disponíveis

O Serviço Social da Indústria (ou só SESI) é uma entidade que oferece serviços de saúde e educação á comunidade e seus beneficiários.

Através dele, é possível realizar matrículas para cursos técnicos diversos e níveis de ensino de educação infantil, ensino fundamental e médio.

O objetivo é, não só ofertar serviços diferenciados à população, como também educa-la, partindo do conceito de um centro de ensino completo.

Resultado de imagem para sesi
Matrículas SESI – Inscrições Disponíveis (Foto: Divulgação SESI)

Com isso em mente, em diferentes datas pré-selecionadas no calendário anual, são lançados editais de cursos profissionalizantes.

No entanto, sempre ao fim e início do ano, editais para o curso de educação se iniciam e as vagas são bem limitadas, dada sua popularidade.

Entre novembro e dezembro, informações a respeito são dadas à comunidade e população em geral em relação a serviços e cursos que serão ofertados ao longo do próximo ano.

Mas, vale ressaltar o seguinte: a instituição é particular e todos os serviços são pagos.

Como o SESI funciona?

Como qualquer outra instituição, se você planeja entrar em algum curso, deverá faze-lo seguindo as regras de um edital lançado sempre com dois ou três meses de antecedência.

Haverá a necessidade do pagamento de alguma taxa referente à entrada no curso e posteriores mensalidades até a finalização.

Os preços mudam com frequência e acompanham o mercado. Mas, não é nada diferente do proposto por escolas particulares regulares.

Caso se interesse pela modalidade “paciente”, deve entrar em contato no polo presencial da instituição ou pelo telefone disponível no site de cada estado, respectivamente.

Demonstrando seu interesse, a secretaria vai se encarregar de fazer marcações ou triagens para tenha acesso à consulta. Nesse caso, você pode escolher entre modalidades: atendimento profissional ou escolar.

O atendimento profissional é pago e realizado por profissionais capacitados contratados pela instituição. Geralmente eles atendem beneficiários com carteirinha e urgências.

Mas, em caso de cursos de saúde, pela necessidade de pacientes para a prática dos alunos, o curso é gratuito e seu atendimento é realizado após a assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido para fins acadêmicos.

As vagas são disputadas?

E como! Elas são ofertadas vide edital e dependem não só do fechamento da turma, mas do espaço e infraestrutura disponíveis para a realização do curso.

Além disso, fora as vagas disponibilizadas nas modalidades, cadastros de reserva (isto é, vagas para preencher desistências) são realizados próximos aos processos seletivos convencionais.

Com isso, as chances de ingressar aumentam ao passo em que as chances de uma turma incompleta diminuem.

Não dá pra desistir só pela concorrência quando o critério é nota, não é mesmo?

Como me inscrevo no SESI?

Embora polos presenciais possam dar instruções a respeito das inscrições, majoritariamente elas são feitas online.

Para participar, é necessário buscar o site ligado à unidade SESI do seu estado e requerer a inscrição.

Em caso de insucesso, você pode entrar em contato pelo “Fale Conosco”, que dará retorno em até 48 horas.

Mas, em todo o caso, os períodos de inscrição diferem muito a depender do curso.

As datas referentes a ensino estão sempre ao fim ou início de cada ano. Já os cursos profissionalizantes são marcados mediante demanda e fechamento de turmas.

De quais documentos preciso para me matricular?

Por fim, para efetivar a matrícula, são necessários alguns documentos tanto dos responsáveis quanto dos alunos, além da taxa de matrícula (que varia de curso a curso).

DOCUMENTOS DOS RESPONSÁVEIS

  • Original e cópia do RG e CPF do aluno, do Pai ou da Mãe (caso não seja o responsável financeiro)
  • Cópia do comprovante de residência com CEP atualizado
  • Cópia da Carteira Profissional – página da foto, identificação e contrato de trabalho (necessária apresentação do original do pai e da mãe)
  • Guarda definitiva (caso o responsável financeiro não seja o pai ou a mãe)
  • Cópia dos últimos três contracheques que antecede a matrícula do pai e da mãe  (para industriário).
  • Pensionista ou aposentados: extrato do benefício ou extrato bancário (saldo ou guia de retirada não serão aceitos)
  • Extrato previdenciário emitido pelo INSS (em caso de não comprovação de vínculo empregatício)
  • E-mail atualizado do pai
  • E-mail atualizado da mãe

DOCUMENTOS DO ALUNO

  • 01 Foto 3×4 atualizada
  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico escolar ou atestado de conclusão do Ensino Fundamental, atestado de frequência (alunos matriculados em outubro e novembro)
  • Cópia do comprovante de residência atualizado, caso não seja o mesmo do responsável financeiro.
  • E-mail atualizado

Felizmente, sendo o SESI uma instituição beneficiária, os portadores de carteirinha ou de vínculo empregatício com a instituição recebem descontos.

Mas, em caso de não vínculo, vale a pena “chorar” um pouquinho se trouxer um amigo ou um familiar junto pra instituição com você.

Ainda assim, vale lembrar o seguinte: sua matrícula só será efetivada mediante apresentação dos documentos e pagamento da parcela inicial, como em qualquer outra instituição particular.

Para tanto, entre em contato com a unidade SESI do seu estado e peça pelo protocolo em caso de aprovação nos editais ou inscrição avulsa em cursos profissionalizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.