WhatsApp Caiu? Veja o que fazer

Você provavelmente não consegue mais ficar sem o WhatsApp instalado em seu celular, já que ele é o aplicativo mais utilizado para trocar mensagens com seus contatos. Porém, às vezes podem acontecer instabilidades nos servidores do programa. Se o whatsapp caiu, você não consegue enviar mensagens, receber fotos, entre outros conteúdos de mídia.

Quando isso acontece, o mais indicado é ter qualquer outro aplicativo de mensagens no celular, que funcione ao menos de forma similar ao WhatsApp. 

Continue lendo para saber sobre algumas soluções alternativas ao Whatsapp.

WhatsApp Caiu – Como saber?

Antes de saber outras opções de app, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se o whatsapp realmente caiu ou se é apenas algum problema com a sua conexão da internet.

Tenha em mente que o WhatsApp pode ficar fora do ar para uma parcela dos seus mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo sem aviso prévio. Quedas e instabilidades são inesperadas e, sendo assim, podem não ser detectadas imediatamente. 

Geralmente, o usuário só vai descobrir que o WhatsApp caiu e não está funcionando corretamente quando uma conversa é interrompida repentinamente ou quando o número de notificações reduz após um determinado intervalo de tempo. 

Saiba a seguir quatro formas de checar se o WhatsApp parou de funcionar só no seu celular ou se realmente aconteceu alguma falha nos servidores da empresa.

1. Verifique se o app está funcionando

Comece a investigar checando se o problema não está no seu celular. Feche o Whatsapp e abra novamente, depois tente enviar uma mensagem para mais de um contato. 

Isso porque, normalmente, falhas de servidor do WhatsApp fazem com que a mensagem saia do app, mas não chegue ao destino. Se a mensagem permanecer com o ícone de relógio ao lado indicando que ela nem chegou a ser enviada, é importante testar a conexão.

Use outras redes sociais e abra sites no navegador para descobrir se o 4G ou Wi-Fi está funcionando corretamente.

2. Busque relatórios de monitoramento

Quedas no funcionamento do WhatsApp costumam ser acusadas por sites de monitoramento que emitem relatórios online. Verifique serviços como o Outage.Report, Down Detector e Is It Down Right Now.

Vale ressaltar que erros de servidor costumam ocorrer em regiões específicas, então é importante buscar relatórios de falhas especificamente no Brasil. Para isso, todas essas ferramentas indicadas têm o recurso de mapa.

3. Verifique se há reclamações no Twitter

Usuários têm o costume de usar o Twitter para reclamar quando algum produto do Facebook sai do ar, como é o caso do WhatsApp. Por isso, use a ferramenta de buscas e filtre os resultados por “Mais recentes”. 

Uma falha geral no aplicativo tende a gerar um volume alto de tweets descrevendo o mesmo problema, levando o termo “WhatsApp” para os Trending Topics. Se você não encontrar nada, também vale buscar por relatos usando hashtags como #whatsappdown.

Whatsapp Caiu? Conheça outras opções

O app realmente caiu?

Caso você necessite entrar em contato com as pessoas uma boa ideia é sempre ter um outro aplicativo no celular que ofereça serviços semelhantes. Conheça algumas opções:

Signal – Android e iOS

Você já deve ter npotado que os aplicativos com foco em privacidade estão ganhando cada vez mais o seu espaço em meio a escândalos envolvendo vazamento de dados por parte de grandes empresas. O Signal, por exemplo, é um destes aplicativos, cujo uso foi inclusive recomendado pelo Edward Snowden.

Apesar de usar uma tecnologia de ponta, diferentemente do que se possa imaginar, o Signal possui o diferencial de ser um aplicativo bem fácil de ser utilizado. Diferente do Telegram, ele traz apenas os recursos básicos e essenciais como chamadas de voz e vídeo, envio de arquivos e bate-papos em grupo. 

Outro ponto positivo dele acaba sendo que o seu servidor não armazena e nem tem acesso aos dados que são trocados nele.

LINE – Android e iOS

Quem está buscando por uma opção mais amigável ou com mais recursos para brincar pode achar o LINE uma boa opção. Mais parecido com o Messenger do que com o WhatsApp, este aplicativo possui diversas opções de figurinhas, efeitos especiais para chamadas em vídeo e até mesmo uma linha do tempo para postagens, similar a do Facebook.

Telegram – Android e iOS

Esse é o maior concorrente do WhatsApp e, claro, não poderia ficar de fora da lista. O aplicativo do Telegram possui um grande número de funções exclusivas e tem o seu funcionamento bem similar, porém, alguns recursos de privacidade como o seu “Chat secreto” acabam fazendo a diferença e atraindo usuários.

Além do cliente tradicional, quem prefere uma interface mais robusta, também pode optar por utilizar o Telegram X.

Kik – Android e iOS

De forma um pouco diferente das opções anteriores, este aplicativo de mensagens não requer que você tenha um número de telefone para poder utilizá-lo. Aqui, você precisa apenas definir um nome de usuário para sair adicionando os seus contatos.

Apesar do sistema simples de adicionar pessoas, o Kik ainda oferece bons recursos como chamadas em vídeo, envio de arquivos, grupos, entre outros.

O que achou das dicas? Agora basta escolher o seu app favorito e baixá-lo no seu celular, assim você estará preparado caso o WhatsApp caia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *