Teste Vocacional – Veja como Fazer

O teste vocacional é um instrumento capaz de contribuir quanto à decisão sobre o seu futuro. Caso você se sinta desamparado por ainda não ter escolhido qual carreira seguir, fique tranquilo. 

Muitos compartilham do mesmo sentimento de dúvida, ainda mais se você for aluno dos anos finais do Ensino Médio. E vale ressaltar ainda que a incerteza não se restringe somente a esse público.

Até mesmo os profissionais mais experientes podem sofrer com ela.

Para te ajudar na difícil missão de desvendar a sua vocação, continue lendo este artigo.

O que é teste vocacional?

Como já mencionamos, o teste vocacional é um instrumento que auxilia os indivíduos a reconhecerem seus atributos, a fim de encontrar uma profissão compatível com eles. 

Lembrando que a palavra vocacional vem de “vocação”, que é uma disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade.

Ao fazer o teste, que funciona como uma espécie de questionário sobre características pessoais e preferências, é possível concluir as tendências e inclinações para a carreira profissional.

Benefícios de um teste vocacional

Escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil.

Para quem possui talentos natos, ou seja, aptidões que nascem com o ser humano, a decisão pode até ser mais simples. Em casos nos quais as habilidades são percebidas logo na infância, é comum que o futuro seja mais previsível. 

Porém, não são poucas as pessoas que passam a vida toda procurando por um dom. 

Nesse sentido, o teste vocacional pode ser muito valioso, já que ele promove a reflexão sobre os pontos fortes e marcantes e, dessa forma, é capaz de ajudar os indivíduos a encontrarem seus propósitos. 

Qual o principal foco do teste?

Apesar de o teste vocacional contribuir com um processo de autoconhecimento que pode ser útil para diversos aspectos, o principal foco da ferramenta é de orientação profissional.

Ou seja, isso não quer dizer que a resposta do teste é, necessariamente, o caminho que deva ser seguido.

Tenha em mente que ele serve como orientação, ou seja, como uma sugestão das profissões que são mais condizentes com as aptidões e preferências do respondente.

Sendo assim, trata-se de um instrumento de reflexão que pode te ajudar a visualizar possibilidades de carreira.

Como fazer um teste vocacional?

Se você quer se submeter a um teste vocacional bem elaborado, com embasamento teórico e científico, deve procurar por um psicólogo.

Esse profissional poderá realizar uma ou mais sessões em locais seguros e privados para apoiar a sua decisão na carreira. 

Por outro lado, se a sua intenção é descobrir rapidamente quais são as suas principais inclinações, uma possibilidade é realizar um teste vocacional na internet, como a gente comentou antes.

Em uma pesquisa rápida, é fácil encontrar uma série de testes vocacionais online. Opte por sites especializados e referenciados.

Teste vocacional online grátis

Você se interessou e quer fazer seu teste vocacional? Nossa dica é o site Guia da Carreira

Este portal reúne diversos conteúdos para quem quer investir na carreira profissional e fazer melhores escolhas.

Nele você encontra um teste vocacional criado pela orientadora profissional Thais Helena Lima a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência na área.

Para fazer, basta responder às questões, escolhendo apenas a alternativa com a qual você mais se identifica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *