Resultado OBMEP 2021 – Como consultar

O objetivo da OBMEP 2021 é estimular o estudo de Matemática, com a função de identificar muitos talentos que são dessa área, com melhorias também na qualidade da educação, dando incentivo para os professores, que são capacitados a promoverem uma inclusão social, por meio de uma difusão de conhecimentos.

Continue lendo para saber mais.

O que é o OBMEP 2021?

Estamos falando da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e direcionado não somente para elas, como também para as escolas privadas. Ela foi criada em 2005 e sua realização é feita pela IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Com o apoio da:

  • SBM (Sociedade Brasileira de Matemática),
  • Além disso, recebe recursos oriundos do MEC e da Ciência e Tecnologia.

Como já mencionamos, a principal finalidade da OBMEP é a de estimular o ensino de Matemática, com a resolução de problemas, para despertá-lo ao interesse e da curiosidade, dos professores e estudantes dessa matéria.

Outro ponto importante é a integração das escolas no território nacional, com as universidades que são públicas, os institutos de pesquisas e as sociedades científicas.

Premiação da OBMEP 2021

Tenha em mente que a premiação é para os alunos de escolas públicas ou privadas, com medalhas de ouro, prata e de bronze, além de uma certificação de menção honrosa. 

Já para os Professores, que são escolhidos um de cada escola, essa premiação estará relacionada, aos alunos que tiverem o maior número de pontos em grupos, classificados, com pelo menos 1 premiado, com 1 diploma, homenagem e 1 livro de apoio.

Provas

Vale ressaltar que as provas da OBMEP 2021 serão realizadas nas escolas cadastradas e em duas fases. Entretanto, as provas são divididas em 3 níveis, que são de acordo com a escolaridade do aluno. 

As de Nível 1 são para os estudantes que são do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Enquanto as do Nível 2 são para os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e os de Nível 3 são destinados para os estudantes que são do Ensino Médio.

As provas da 1ª fase consistirão em objetivas, de caráter eliminatório, com 20 questões que são de múltiplas escolhas, com cada resposta correta, valendo 1 ponto. O horário de aplicação dessas provas será definido por cada escola, com a duração dessa prova de 2 horas e 30 minutos, com um tempo mínimo de permanência de prova de 40 minutos, com as respostas sendo preenchidas em um cartão-resposta.

Resultado OBMEP 2021

Por fim, o resultado da primeira fase da OBMEP está previsto para o dia 09 de setembro deste ano, quando serão divulgadas as 31 (trinta e uma) melhores notas e que irão para a segunda fase, prevista para 06 de novembro de 2021, às 14:30h. A divulgação dos premiados acontecerá no dia 18 de janeiro de 2022.

Para conferir basta acessar o site oficial da olímpiada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.