Prova de Vida INSS 2021 – Veja como fazer

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social precisam realizar a prova de vida INSS 2021, independentemente do tipo de benefício ou da sua forma de recebimento, que pode ser por conta corrente, poupança ou até mesmo cartão magnético. 

Essa comprovação precisa ser feita, anualmente, em qualquer agência do INSS, embaixadas, consulados e também na residência dos aposentados que apresentarem dificuldades de locomoção. 

Quem precisa fazer a prova de vida, pode ir diretamente ao banco em que recebe o benefício. Basta apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. 

Lembrando que em algumas instituições, a prova de vida pode ser realizada em terminais de autoatendimento por meio da nova tecnologia implementada, a biometria. 

Também é possível aos segurados realizarem o processo com o intermédio de um procurador, que deverá se dirigir até uma agência da Previdência Social na posse de um atestado médico que precisa ser emitido com menos de 30 dias, bem como uma procuração registrada em cartório. 

Continue lendo para saber mais sobre a prova de vida INSS 2021.

Prova de vida para segurados com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade

Nesse caso, os beneficiários são autorizados a realizar a prova de vida desde o mês de agosto do ano passado, através do aplicativo “Meu INSS” ou também acessando o site oficial da autarquia

Mas tenha em mente que casos de dificuldade de locomoção devem ser comprovados por meio de um atestado ou declaração médica, de maneira que os documentos serão anexados e enviados pela internet. 

Prova de vida INSS 2021 online 

Antes de mais nada, você deve fazer o download do aplicativo “Meu INSS” (Android e iOS) e “Meu gov.br” ( Android e iOS), disponíveis gratuitamente.

Depois, o próximo passo é tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular.

Para isso, tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do do documento que decidir usar para a comprovação da identidade. 

Esta é uma medida realizada desde o ano de 2012 pelos beneficiários visando evitar fraudes no recebimento do benefício.

Lembrando que a prova de vida foi suspensa no mês de março de 2020, momento em que tiveram início as medidas de isolamento contra a pandemia da Covid-19. 

A decisão sobre a suspensão do procedimento foi tomada pensando na segurança e saúde dos segurados do INSS, que em grande parte é composto por integrantes do grupo de risco do novo coronavírus. Neste momento, a prova de vida do INSS permanece suspensa até o fim do mês de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *