PoupaTempo Digital: Veja os Serviços Oferecidos

Quarta-Feira, dia 06 de maio de 2020, o Governo de São Paulo anunciou uma nova ferramenta para facilitar solicitações e adiantar processos: o Poupatempo Digital.

Diferente da plataforma convencional, a ferramenta oferece os serviços num sentido mais amplo.

Isto é: além de tudo o que pode ser solicitado pelo site oficial do PoupaTempo, o PoupaTempo Digital também possui aplicativo, oferta um pouco mais de 50 serviços diferentes e, ainda, oferece uma sala de atendimento em tempo real para resolver problemas diversos.

A ideia veio com o isolamento social que, infelizmente, manteve as pessoas em casa e as afastou de compromissos perante o Governo e solicitações importantes no início do ano como o IPTU e o IPVA, por exemplo.

Sendo assim, a plataforma não só se mostrou útil em tempos de crise, como também tem planos pra ficar e fiscalizar a antiga em busca do melhoramento dos serviços remotos.

Por isso, que tal conhecer essa nova plataforma incrível e relaxar um pouco mais sem a necessidade de agendamentos ou problemas diversos?

Conheça agora o PoupaTempo Digital e entenda o que ele pode fazer por você.

O que é, de fato, o PoupaTempo Digital?

SP lança Poupatempo Digital para emitir documentos pelo celular ...

PoupaTempo Digital: Veja os Serviços Oferecidos (Foto: Reprodução do Governo do Estado de São Paulo)

O PoupaTempo Digital é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para padronizar solicitações e facilita-las para o cidadão.

Praticamente, é uma alternativa aos agendamentos que estavam sendo feitos e precisaram ser cancelados em prol do isolamento social proporcionado pelo Covid-19.

Pode-se dizer, também, que seria uma “versão atualizada” do PoupaTempo convencional já conhecido e espalhado por todo o estado em terminais de autoatendimento remotos.

Mas, o uso de um não descarta o outro.

Em outras palavras, solicitações podem continuar sendo feitas pelo site oficial, mas, conversas em tempo real e marcações mais explícitas deverão ser tratadas pelo atendimento em salas ou chat real do PoupaTempo Digital.

Se ainda posso usar o antigo, por que optar pelo PoupaTempo Digital?

Basicamente, o enfoque inicial do PoupaTempo Digital ou e-Poupatempo era fiscalização dos serviços já ofertados e resoluções de problema, como uma espécie de SAC.

Tanto é que o sistema é montado praticamente todo baseado na parceria com o Instituto Paulista de Tecnologia (IPT).

A intenção sempre foi monitorar a plataforma e criar soluções mais rápidas e eficientes com o passar do tempo, ligando-as a problemas comuns como erros de solicitação ou dúvidas frequentes, por exemplo.

Como funções principais, o IPT deve prestar atenção no desenvolvimento e monitoramento de salas e solicitações de serviços públicos em tempo real e, ainda, criar levantamentos e análises estatísticas para indicar tendências a melhorias nos serviços ofertados pela plataforma.

Mas, como dito anteriormente, o uso de uma plataforma não exclui a outra.

Isso quer dizer que você pode optar por realizar os serviços pelo PoupaTempo Convencional ou, se preferir, resolver todos os seus problemas pelo e-Poupatempo na palma das suas mãos, sendo a segunda opção mais viável.

Agora, caso suas solicitações não enquadrem nos serviços do Poupatempo, não deve-se esquecer da parceria com o Fundap e Seade para o desenvolvimento do Portal Cidadão, uma alternativa com várias outras opções de consulta e serviços no Governo do Estado de São Paulo, visando facilitar ainda mais o acesso a solicitações mais simples.

Como fazer uso do PoupaTempo Digital

Poupatempo Digital deixa solicitar CNH e consultar IPVA; veja ...

PoupaTempo Digital: Veja os Serviços Oferecidos (Foto: Reprodução do Governo do Estado de São Paulo)

O sistema funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 20h e aos sábados de 6h30 às 15h.

Além das salas de atendimento disponíveis no site para resolver problemas diversos, também é possível ter acesso aos serviços através do aplicativo, disponível para Android e iOS.

No entanto, para isso é necessário criar um cadastro ou, no caso, fazer uso de um já utilizado no site convencional antigo.

Necessariamente, não é preciso ir ao site para concluir o cadastro e, pelo aplicativo, é possível faze-lo sem maiores problemas, seguindo o passo a passo:

  • Realize o download do aplicativo e, na tela inicial, clique em “Criar Cadastro”;
  • A criação requer CPF (que será seu login), senha, nome, gênero, data de nascimento, endereço completo, número de telefone e e-mail para confirmação;
  • Preenchido o formulário, confirme-o pelo e-mail fornecido;
  • Feito isso, basta fazer seu login normalmente.

A quais serviços eu tenho acesso?

Ao realizar o login, é bem provável que você se depare com essa tela inicial.

poupatempo digital

Poupatempo Digital – Serviços Online do Poupatempo (Foto: Reprodução Canal Tech)

 

Nas três barrinhas no canto superior esquerdo – menu – é possível ter acesso à aba serviços que delimitará o seguinte:

  • Documentos Pessoais;
  • Trabalho e Emprego;
  • Veículos;
  • Habitação;
  • Água, Esgoto e Saneamento;
  • Educação; e
  • Prefeituras.

Cada opção possui outras subsequentes com resoluções rápidas pelo próprio aplicativo.

Mas, é possível fazer solicitações de segundas vias diversas, acompanhar boletins, R.A. escolares e rematrículas, parcelar ou, ainda, solicitar IPTU e IPVA e vários outros serviços.

Praticamente, tudo o que estava no poupatempo convencional agora está, também, no Poupatempo Digital, só que numa escola mais interativa.

No entanto, caso não encontre o que procura, será necessário recorrer ao chat em tempo real nas salas de atendimento pelo site.

Por isso, atente bem aos horários de funcionamento e boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *