Pós graduação EAD gratuita

A pós-graduação EAD gratuita já é uma realidade, levando o conhecimento aos lugares mais distantes. Se você quer se especializar em alguma área e não sabe onde fazer esse tipo de curso, basta continuar a leitura, pois vamos explicar tudo sobre o assunto neste post!

pós graduação online
Pós graduação EAD gratuita (Foto: Freepik)

Depois de concluir a graduação, fazer uma pós pode ser o que faltava para dar um salto na carreira e conseguir aquela tão sonhada vaga de emprego. Mas devido aos custos e a outros fatores, muitas vezes o ingresso nesse tipo de curso acaba sendo adiado.

Para quem tem o desejo de se especializar mas ainda não o fez devido às finanças, a boa notícia é que há várias opções de pós-graduação gratuita, inclusive na modalidade a distância, possibilitando estudar de qualquer lugar e nos horários que você puder.

Como funciona a Pós a distância

A pós-graduação a distância funciona de forma parecida às graduações EAD, ou seja, os alunos fazem a maior parte do curso pela internet, aproveitando os materiais de estudo disponibilizados pela faculdade no ambiente virtual de aprendizagem.

Mas há também uma parte da carga horária dedicada aos encontros presenciais, nos quais o aluno pode tirar dúvidas com os professores e participar de aulas. A aplicação de testes também acontece nessa etapa, bem como a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

pós pela internet
A maior parte da carga horária é online (Foto: Freepik)

Com relação à duração da pós EAD grátis, ela varia conforme o tipo de curso e a área de habilitação. Falando nisso, existem dois tipos de pós pela internet.

Na modalidade lato sensu, incluem-se os cursos de especialização e MBA, voltados para um tema ou área específica. Já na pós strictu sensu, o foco é a formação de profissionais para trabalhar no ensino científico e no campo de pesquisa.

Onde fazer

Da mesma forma que na modalidade presencial, a maior parte dos cursos de pós pela internet é paga. Mas algumas universidades e faculdades públicas disponibilizam especializações online de forma gratuita, além de instituições privadas que oferecem bolsas de estudo para pós EAD.

Conheça algumas das instituições que oferecem pós-graduação online gratuita:

UFSM

Educação Ambiental, Gestão Educacional, Gestão Pública e Mídias na Educação são algumas das opções de pós EAD na Universidade Federal de Santa Maria.

Saiba mais detalhes no site da UFSM.

UFSC

Na Universidade Federal de Santa Catarina, há cursos de especialização EAD gratuitos nas áreas de Gestão em Saúde e Linguagens e Educação a Distância, entre outros.

Confira as informações na página da UFSC.

UFJF

A plataforma EAD da Universidade Federal de Juiz de Fora conta com vários cursos de pós online, como Ciências Biológicas e Especialização em Ensino de Artes Visuais.

A lista completa pode ser acessada no site da UFJF.

UNIVESP

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo também costuma disponibilizar turmas de pós-graduação EAD de graça.

Fique atento ao site da Univesp e verifique as próximas ofertas.

Como se inscrever

Para fazer uma pós-graduação EAD gratuita você precisa se inscrever nos processos seletivos das instituições que oferecem esse tipo de curso.

pós graduação grátis
O aluno também precisa comparecer a encontros presenciais na universidade (Foto: Freepik)

Normalmente, a seleção acontece com base na análise curricular dos candidatos, a fim de verificar se eles possuem os requisitos mínimos para ingressar no curso. Dependendo da modalidade, pode haver ainda algum tipo de prova ou exigência de apresentação de projeto.

Informações sobre inscrições e processos de seleção estão disponíveis nos sites das instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.