Matrícula Fácil RJ 2021 – Saiba como se matricular

A Matrícula Fácil RJ 2021 é uma iniciativa do governo do Rio de Janeiro para facilitar as matrículas de alunos em escolas públicas. Ou seja, o programa foi desenvolvido para que alunos ou responsáveis por eles consigam fazer a Matrícula Fácil RJ 2021 pela internet.

Dessa forma, não é mais necessário sair de casa e ficar horas nas filas para matricular os alunos que desejam estudar em escolas estaduais ou municipais.

Continue lendo este artigo para saber como se inscrever na Matrícula Fácil 2021.

O que é Matrícula Fácil RJ 2021?

Como já mencionamos, a Matrícula Fácil RJ 2021 é um projeto que busca agilizar as matrículas pelo sistema on-line, desenvolvido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro

Todos os alunos que desejam migrar para a rede pública de ensino no Rio de Janeiro ou que estavam em uma escola pública e precisaram ser transferidos, podem se matricular pela internet.

Lembrando que, caso você ou seu filho já esteja inscrito na escola pública e irá permanecer nela, não é preciso refazer matrícula, basta renovar o cadastro.

Mas antes de efetivar a inscrição, é importante fazer a pré-matrícula. A pré-matrícula 2021 funciona como a reserva de vagas dos alunos.

Tanto o estudante quanto o responsável devem se cadastrar no site, optando por até três escolas públicas para tentar a vaga.

Por fim, quando o aluno é aprovado no processo seletivo, ele ou responsável é chamado para efetivar a matrícula em uma das escolas pretendidas.

Como fazer a Matrícula Fácil RJ 2021?

Tenha em mente que o processo da Matrícula Fácil RJ 2021 é muito rápido e prático. Você só precisa ter acesso à internet e seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal do Matrícula Fácil do Rio de Janeiro (clicando aqui);
  • Clique em “Faça a sua inscrição”;
  • Preencha os dados cadastrais pessoais, como nome do candidato e da mãe (caso tiver);
  • Clique em “Continuar”;
  • Preencha o formulário e escolha até três unidades escolares.
  • Após realizar a pré-matrícula é só aguardar ser chamado.

Requisitos para as inscrições

Vale ressaltar também que os estudantes com chances de serem aprovados para efetivar a Matrícula Fácil carioca são aqueles que se enquadram no perfil classificatório estipulado pelo Governo do Estado. Sendo eles:

  • Estudantes que moram perto da escola;
  • Alunos com parentes matriculados na mesma unidade da rede pública;
  • Pessoas que tenham dificuldades de locomoção;
  • Estudantes com alguma deficiência física ou intelectual.

Resultado da Matrícula Fácil RJ 2021

Também para facilitar o processo, o resultado pré matrícula 2021 fica disponível no mesmo site. Os alunos podem verificar se o nome consta na lista de aprovados ou se aparece na listagem de não alocados.

Normalmente, as datas para realizar a Matrícula Fácil no Rio de Janeiro começam em janeiro, e os estudantes alocados devem correr para não perder o período para efetivar a inscrição.

Calendário para Matrícula Rio 2021

Como você já sabe, para estudar em uma das unidades públicas de ensino, os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição pela internet, através do site Matrícula Rio 2021. Cada modalidade de ensino terá uma data de inscrição, por isso confira o calendário de inscrição Matrícula Rio 2021 :

  • Educação Especial (Crianças acima de 4 anos com deficiência): inscrições a partir do dia 07/11 a 14/11/2020
  • Creche para novos alunos, transferências internas (Crianças de 6 meses a 03 anos e 11 meses): a partir do dia 19/11 a 26/11/2020
  • Pré-escola/Ens. Fundamental / EJA (Transferência Interna de crianças e jovens a partir dos 4 anos de idade): inscrições a partir do dia 07/01 a 10/01/2021
  • Pré-escola/Ens. Fundamental/EJA (Novos alunos a partir de 4 anos): inscrições a partir do dia 16/01 a 21/01/2021

Etapas da matrícula fácil RJ

O processo de matrículas online do Rio é dividido em quatro grandes etapas. xonfirana lista abaixo cada uma delas:site da matrícula rio 2020

Primeira etapa – Inscrições no site oficial;

Segunda etapa –  Avaliação presencial (somente para alunos especiais e defasados);

Terceira etapa – Resultados da distribuição de vagas do Rio;

Quarta etapa – Confirmação de matrículas nas escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.