IPTU 2021 – Consulta de boleto

O IPTU 2021 de São Paulo já está com o valor disponível para conferência. Sendo assim, os moradores podem fazer a consulta por meio da internet, e emitir o boleto de pagamento.

Isso deve ser feito ao acessar o site da prefeitura, depois basta procurar pela opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

Saiba que a primeira parcela ou a cota única tem vencimento em fevereiro, para todos os contribuintes exceto para aqueles que optaram pelo envio para administradoras. Nesse caso, o vencimento será no dia 20 de março. 

Caso você tenha optado pelo pagamento do IPTU à vista, terá um desconto de 3%. Além disso, a Secretaria Municipal da Fazenda está enviando as notificações para o pagamento.

Vale ressaltar que, assim como em outros anos, em 2021 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não fizerem o pagamento à vista.

Continue lendo para saber mais sobre o IPTU 2021.

IPTU 2021

Você já deve saber que o IPTU é cobrado pela prefeitura de cada município e precisa ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade. 

Todo valor arrecadado com o pagamento é investido nas áreas públicas da cidade. Sendo que a quantia varia de acordo com a cidade e o valor venal do imóvel, que é utilizado como base para o cálculo do quanto será pago pelo contribuinte. 

Além disso, o imposto pode ser pago à vista ou parcelado ao longo do ano. E os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros, pelo período de inadimplência. 

Quem não pagar, não consegue realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

Além disso, o nome do proprietário do imóvel será inscrito em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos poderá ser negada.

Pagamento em atraso

Em caso de pagamento do IPTU em atraso, ou quando não é feito o pagamento, a prefeitura informa que o contribuinte estará sujeito ao pagamento de multa, juros, atualização monetária, e, ainda, honorários advocatícios, no caso de inscrição em dívida ativa.

É importante lembrar que os boletos enviados pela prefeitura não podem ser utilizados para pagamentos em atraso. Nesse caso, o contribuinte deve obter a segunda via do boleto no site da prefeitura, ou realizar o pagamento diretamente no caixa eletrônico ou pela internet banking dos bancos conveniados.

Por fim, o IPTU de 2021 em São Paulo não terá reajuste.

IPTU 2021 Pagar à vista ou parcelar?

Se você tem o dinheiro, é mais vantajoso aproveitar o desconto de 3% e pagar à vista. Afinal, é melhor se livrar logo dessa conta e não carregar esse problema para os próximos meses, já que imprevistos financeiros sempre podem acontecer.

Além disso, nenhum investimento conservador, em que o investidor tem garantia de retorno, consegue ter um rendimento equivalente ao desconto de 3% em dez meses. A taxa básica de juros da economia, a Selic, referência para esses investimentos, atualmente está em 2% ao ano.

No entanto, para quem não tem o dinheiro, a alternativa é dividir o IPTU em dez parcelas. É melhor do que tomar crédito para quitar o IPTU à vista e pagar juros por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *