Inscrição ENEM 2021

A inscrição do Enem 2021 será realizada de 28 de junho a 9 de julho. Vale ressaltar que esse processo para se inscrever é totalmente digital, feito através da Página do Participante

Caso essa seja sua primeira participação no Enem, saiba que as etapas do exame começam antes mesmo da inscrição. Isso porque o período para pedidos de isenção da taxa está aberto e vai até 28 de maio. 

É possível solicitar a isenção da taxa pode ser solicitada se você se enquadrar em uma das situações abaixo:

  • Estudantes matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos). 

Os resultados da isenção e da justificativa de ausência serão divulgados em 9 de junho.

Continue lendo para saber como fazer a sua inscrição ENEM 2021.

Como fazer a inscrição ENEM 2021

Siga os passos a seguir para realizar sua inscrição:

1º: Acesse a Página do Participante

Como já mencionamos, as inscrições do Enem 2021 são feitas pela Página do Participante. Ao acessar o site, a assistente virtual “Nanda” explicará que na página é possível fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. 

Em seguida, será solicitado que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela, o que o Inep adota como etapa de segurança.

2º: Informe os dados pessoais

Após clicar na imagem, você deve informar o seu CPF. Em seguida, será necessário digitar sua data de nascimento. 

Lembrando que é obrigatório que o número do CPF seja seu, não é possível se inscrever com o documento de outra pessoa. A documentação servirá para identificar o participante durante todo o processo do Enem 2021 e também de outras edições, caso o estudante faça novamente a prova.

Na tela seguinte, Nanda irá pedir o preenchimento de informações como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. 

Na sequência, você deve informar a cidade e o estado onde nasceu.

Depois, será necessário informar o número do RG (documento de identidade). 

Por fim, a Nanda solicitará o CEP do local em que você mora. Com o CEP preenchido, você verá o nome de sua cidade e seu bairro. Basta preencher complemento e número. 

3º Atendimento Especializado

Esta etapa da inscrição é voltada apenas para quem precisa receber algum atendimento especializado para a realização das provas. Se não é o seu caso, basta clicar em “não preciso”. 

Caso precise de atendimento especializado, clique na opção “preciso”. Em seguida, será necessário assinalar qual a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai apresentar os recursos de acessibilidade disponíveis aos quais você terá direito. 

Feita a solicitação do atendimento, não esqueça de anexar documentos que comprovem o direito, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

4º: Escolha a Língua Estrangeira

O próximo passo é escolher a língua estrangeira que fará parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Saiba que as opções são Inglês e Espanhol e alterações só são possíveis durante as inscrições do Enem. 

5º: Informe a sua Escolaridade

Agora é preciso informar o seu nível de escolaridade no momento da inscrição do Enem 2021. Tenha em mente que não é possível alterar a opção selecionada após terminar de se inscrever no exame. 

Será necessário informar se está no ensino médio ou se já concluiu, se é/foi em escola pública ou privada e se é regular, supletivo ou Encceja. 

Se marcar as opções “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, a participação no Enem 2021 será apenas para treinamento, o que é chamado de treineiro, e o estudante não poderá usar as notas para se inscrever no SiSU, ProUni ou Fies. 

6º: Preencha o Questionário socioeconômico

O próximo passo da inscrição no Enem 2021 é o preenchimento do questionário socioeconômico. São 25 perguntas para que a organização do exame possa saber mais sobre o perfil econômico e social de você e da sua família. 

7º: Contato e senha

Informe seu telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário. 

Além disso, também será solicitada a criação da senha de acesso da Página do Participante. 

8º: Escolha entre o Enem Digital ou Impresso

Nesse momento o sistema vai mostrar as datas das versões digital e impressa do Enem. Você precisa escolher a modalidade que prefere. 

9º: Gere e pague o boleto

Com a inscrição finalizada, quem auxiliará você é o assistente virtual “Beto”. Ele apresentará o boleto para download (Guia de Recolhimento da União – GRU). 

O boleto da taxa deve ser pago até três dias após o fim das inscrições. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. 

Vale ressaltar que a confirmação de inscrição do Enem 2021 para quem é pagante só é feita após a confirmação do pagamento da taxa. A compensação bancária pode levar até uma semana, de acordo com o Inep. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *