Facebook Studio – Como usar

Ao longo de 15 anos, o Facebook acumulou mais de 2,3 bilhões de usuários ao redor do mundo. Entre as ferramentas mais utilizadas pelos criadores de conteúdo está o Facebook Studio.

É natural que as marcas aproveitem a rede social para interagir, engajar e vender. Em outras palavras, usam como uma ferramenta para atingir seus objetivos.

Facebook Studio veio para mostrar que a maior praça digital de interação do mundo quer que você continue a produzir conteúdo regular, uma ótima notícia para profissionais de social media. 

Continue lendo para saber tudo sobre essa funcionalidade. 

O que é o Facebook Studio? 

Como já mencionamos, o Facebook Creator Studio é uma ferramenta para criadores de conteúdo. Seu objetivo é simples: facilitar a vida de profissionais e administradores de páginas.

Vale ressaltar que a ferramenta também é integrada ao Instagram, aplicativo vinculado ao Facebook.

Entre os recursos mais simples está a publicação de posts, mas você também pode organizá-los, responder a compromissos e analisar as métricas relevantes. Além disso, é possível programar publicações ou usar datas retroativas.

Se você administra mais de uma página, pode selecionar uma ou mais para controlar por meio do recurso. Aqui são acumuladas todas as notificações referentes a elas. 

Essa função pode facilitar muito a vida dos profissionais de marketing, já que não é preciso entrar e sair das Fanpages para publicar conteúdo.  

Há ainda filtros para tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, links e textos. Assim, agiliza ações como edição, exclusão e impulsionamento. 

As páginas, quando qualificadas, podem também se inscrever para monetização. Nesse caso, os anúncios são realizados em vídeos ao vivo e por meio da assinatura de fãs. E, todas as demais informações acerca de pagamentos são agrupadas.

Por fim, tenha em mente que a criação de vídeos não foi esquecida. Há uma funcionalidade na qual há um acervo de músicas e efeitos sonoros gratuitos para incrementar seu conteúdo audiovisual.

Como usar o Facebook Studio?

Para acessar o Facebook Creator Studio, faça login na sua conta e acesse o site.

A seguir, você verá a página inicial.Perceba que o design é bastante intuitivo. O menu à esquerda contém suas principais funcionalidades. Ao centro, há a caixa para publicação e alguns dados sobre os posts mais recentes. Por fim, do lado direito, temos algumas métricas relevantes. 

Você também pode conectar uma conta no Instagram ao Estúdio de Criação. Para isso, é só clicar no ícone do aplicativo no topo da tela. 

Biblioteca de conteúdo 

Na biblioteca de conteúdo, existe uma série de informações sobre os posts de suas páginas, como status, data e detalhes de publicações patrocinadas. Para observá-los por completo, simplesmente clique sobre eles. 

Há também uma aba para posts programados, além de filtros que facilitam a identificação deles.  Os ícones à esquerda das imagens representam o formato: links, textos, imagens ou vídeos. 

Agendamento de posts

Outra opção é a possibilidade de realizar agendamento de posts. Para issp, clique no ícone de “+” em qualquer uma das páginas no canto inferior direito. A seguir, crie o post normalmente. 

Por fim, no botão indicado com “Publicar”, há uma seta. Selecione-a e novas opções aparecerão, inclusive “Agendar”. 

Depois, é só selecionar a data e horário desejado e ele será publicado automaticamente no momento certo. 

Acesso à mensagens diretas e comentários 

Clique na aba “Caixa de Entrada”, para ter acesso às mensagens enviadas pelo Inbox ou comentários feitos na publicação. 

Você pode realizar ações massivas para as mensagens, como excluí-las, marcá-las como spam ou adicioná-las aos favoritos. Os filtros são feitos por meio de palavras-chave e são acessados pelo ícone de lupa. 

Todas as informações sobre o usuário que enviou a mensagem estarão do lado direito da página. 

Coleção de trilhas sonoras

Caso você queira usar a coleção de trilhas sonoras, ela é acessada na aba “Coleção de sons”, também no menu esquerdo da interface. Você pode inseri-los em seus vídeos e compartilhá-los sem problemas, livre de direitos autorais. 

Para alternar para a aba de “Efeitos sonoros”, simplesmente clique sobre ela na parte superior da tela.

Lembrando que também é possível realizar uma busca pelo nome do artista ou da música, além de filtrar os áudios por gênero, estilo, duração e vocais. 

Acompanhamento dos dados 

Por último, é possível acompanhar os dados por meio da aba “Informações”. Ela possui um submenu, que divide as métricas em quatro categorias.

A primeira delas é “Desempenho”, que traz dados gerais sobre as publicações da página.

Depois, tem a aba “Fidelidade”, que mostra, por exemplo, o crescimento do número de seguidores, a taxa de retorno dos fãs e as pessoas que descurtiram a página.

No setor “Público”, você verá informações demográficas relacionadas à idade e gênero dos followers.

Já na última opção, com o marcador “Ganhos”, é possível verificar os lucros com a publicidade em vídeos ao vivo, disponível para uma pequena parcela de administradores.

Experimente a ferramenta e conte pra gente o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *