Especialização Gratuita – Confira opções para 2023

Atualmente, possuir uma especialização é fundamental para ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Isso ocorre porque estar dentro de um segmento tende a ser bastante vantajoso, especialmente quando falamos de procura de mercado. Sendo assim, vamos te mostrar algumas plataformas para conseguir especialização gratuita, para poder turbinar o seu currículo! Confira abaixo!

Um levantamento do Instituto Semesp apontou que, durante a pandemia, houve um crescimento de 1,9% nos cursos de pós-graduação no Brasil. Basicamente, isso ocorreu devido a possibilidade de poder estudar em casa, mas, um outro fator relevante para este crescimento é a necessidade do mercado por profissionais mais capacitados e especializados. Dessa forma, uma das melhores opções para ser um profissional qualificado é a especialização.

Como o próprio nome menciona, a especialização é um curso ou oficina para aprimorar seus conhecimentos em determinado tema ou área. Geralmente, é um conhecimento bastante específico, logo, ele é mais valorizado pelo mercado. Inclusive, a especialização é uma das melhores maneiras de ter uma carreira promissora, afinal, quanto mais especializado você é em determinado assunto, maior serão suas chances de ter um emprego melhor.

Conheça as melhores plataformas para especialização gratuita.

Independente da sua formação, o que não faltam são plataformas para encontrar uma especialização incrível para o seu currículo. Sendo assim, vamos te mostrar algumas que vão te ajudar a se especializar e turbinar a sua carreira! Confira abaixo.

1 – UNESP Aberta

Desenvolvimento pela faculdade de mesmo nome, a plataforma UNESP Aberta conta com diversos cursos gratuitos em seu site, incluindo especialização. Para isso, a plataforma conta com vídeos, imagens, mapas, animações e diversas aulas instrutivas.

Atualmente, grande parte dos cursos oferecidos são destinados a setores educacionais. No entanto, também existem outros cursos para as mais variadas áreas, desde saúde a empreendedorismo.

Por outro lado, é essencial pontuar que, devido ao seu ensino livre, a UNESP Aberta ainda não emite certificado. No entanto, é uma excelente opção para os profissionais que desejam expandir os seus conhecimentos de forma prática e didática.

2 – FGV Online (Faculdade Getúlio Vargas)

Famoso devido a seus diversos cursos, o FGV Online também é super indicado para quem busca uma especialização. Na plataforma, um grande foco é a especialização de professores, já que o site mira a profissionalização desses profissionais. Neste sentido, além dos cursos, a plataforma também possui uma didática interessante, para integrar todos os alunos.

No FGV, grande parte dos cursos possuem entre 30 a 60 horas de conteúdo, divididos normalmente entre 9 e 16 semanas de aulas. Além disso, a plataforma é simples e intuitiva, para facilitar o acesso daqueles que buscam especialização. Portanto, é uma excelente maneira de você se profissionalizar na sua área de atuação sem pagar nada por isso!

3 – Escola Virtual (Fundação Bradesco)

Criada em 2001 pela Fundação Bradesco, a Escola Virtual é uma excelente opção para fazer cursos online. Por ela, além dos tradicionais cursos de especialização, também é possível fazer cursos em diversas áreas, tais como Informática, Administração, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal, entre muitas outras.

Além disso, vale citar que a plataforma conta com um ambiente virtual incrível, para tornar a experiência única ao aluno. Para ter acesso, é necessário uma matrícula na plataforma oficial.

4 – Prime Cursos

A Prime Cursos é uma plataforma que disponibiliza diversos cursos gratuitos, incluindo cursos de especialização. Na plataforma, temos cursos em diversas áreas, como Idiomas, Administração, Moda, Tecnologia, entre muitos outros.

Além dos tradicionais cursos de especialização, o Prime Cursos também oferece cursos comuns, como preparatório em vestibulares e cursos de empreendedorismo. Na plataforma, a matrícula e cursos são gratuitos. No entanto, para emitir o certificado, é necessário uma taxa de confecção e envio.

5 – E-Unicamp

Criada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o E-Unicamp é uma plataforma educacional voltada para a especialização em diversas áreas. Segundo a Unicamp, a missão da plataforma é disponibilizar, através de videoaulas e imagens, tecnologias educacionais para pessoas de diversos níveis.

Neste sentido, vale pontuar que o acesso à plataforma é completamente gratuito, onde sequer é necessária inscrição para acessar aos conteúdos. Com certificado gratuito, o E-Unicamp é perfeito para você fazer a sua especialização. Por fim, vale citar que o usuário deve seguir as condições previstas pela plataforma para ter acesso às aulas.

6 – Plataforma Paulo Freire

Criada em 2009, pelo Ministério da Educação, a Plataforma Paulo Freire é uma excelente plataforma para aprimorar o conhecimento de diversos profissionais. Na prática, ele é bastante indicado aos professores, especialmente porque visa acompanhar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

Para se tornar mais eficiente, a Plataforma Paulo Freire passou a ser gerida pela Capes. Além disso, a plataforma também foi reestruturada para melhorar seu layout e funcionalidade, tornando o acesso mais eficiente. Sendo assim, se você é professor do ensino público, a plataforma conta com uma lista de cursos superiores e especializações para turbinar o seu currículo.

Inclusive, é importante mencionar que os professores interessados devem fazer uma pré-inscrição municipal ou estadual para participar dos cursos superiores. Neste caso, os critérios para aprovação devem ser conferidos no site da instituição.

7 – E-Aulas USP

Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), a E-Aulas USP é uma excelente oportunidade para conseguir uma especialização. Na plataforma, temos acesso a diversos conteúdos educacionais, produzidos ou apoiados pela USP.

Sendo a maior instituição superior do Brasil, a missão da USP com a plataforma é ampliar e disseminar conhecimento, para oferecer especialização eficiente para milhares de estudantes. Para isso, ela oferece diversos cursos, textos, áudios, vídeos e diversos outros conteúdos para diferentes áreas do conhecimento.

Dessa forma, para ter acesso a especialização da USP, é necessário fazer uma inscrição para ter acesso ao curso desejado. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo a especialização sendo gratuita, a maioria dos cursos cobra uma taxa de emissão para emitir o certificado.

Por fim, pode-se dizer que a especialização da E-Aulas USP é uma das melhores que existem no Brasil, afinal, possuir esse certificado no seu currículo é uma mão na roda para entrar no mercado de trabalho. Portanto, não perca essa oportunidade e faça sua matrícula o quanto antes!

Leia mais: Cursos Gratuitos FGV 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *