Cursos Técnicos ETB

Procurando qualificações gratuitas na região de Brasília? Os cursos técnicos ETB são uma opção interessantes para quem vive na capital federal e entorno. Disponibilizados gratuitamente, eles abrem inscrição a cada semestre, trazendo muitas vagas para jovens e adultos.

cursos técnicos gratuitos
Cursos Técnicos ETB (Foto: Freepik)

Vinculada ao Governo do Distrito Federal, a Escola Técnica de Brasília oferece cursos gratuitos que visam à capacitação de profissionais que estejam em busca do primeiro emprego ou de uma nova chance no mercado de trabalho.

Os cursos grátis da ETB são na modalidade de ensino técnico, uma das melhores opções para quem quer garantir emprego rápido após a formação. Profissionais com formação técnica também têm contado com salários atraentes.

Cursos disponíveis

Os cursos técnicos gratuitos da ETB destinam-se à formação de mão de obra qualificada para o mercado da região, incluindo a formação ética, o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da autonomia intelectual e da criatividade.

Trata-se de cursos com duração de quatro semestres (dois anos) mais o estágio supervisionado, que podem ser ministrados tanto presencialmente quanto na modalidade a distância.

técnico informática
O curso Técnico em Informática é uma das opções (Foto: Freepik)

Os cursos grátis ETB oferecidos atualmente são:

Técnico em Informática

Forma profissionais aptos a operar o computador, desenvolver e realizar a manutenção de programas e a manutenção de equipamentos.

Tem opção de turmas presenciais e EAD.

Técnico em Eletrotécnica

Capacita para atuar na supervisão, elaboração e execução de projetos elétricos, prediais, industriais e urbanísticos, além de operar e fazer a manutenção de máquinas, motores e equipamentos elétricos.

Técnico em Eletrônica

Os recém-formados trabalham no desenvolvimento e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos para áreas como informática, instrumentação, medicina e telefonia, entre outras.

Técnico em Telecomunicações

Quem concluir essa qualificação atuará na elaboração de projetos de telecomunicações, operação de equipamentos e sistemas de telecomunicações no campo da transmissão, comutação e telemática, entre outras coisas.

Possui turmas presenciais e EAD.

Quem pode fazer

Se você mora em Brasília ou nas cidades próximas à capital e já concluiu o ensino médio, saiba que faz parte do público-alvo dos cursos gratuitos Escola Técnica de Brasília.

técnico em eletrotécnica
Curso Técnico em Eletrotécnica também faz parte da oferta (Foto: Freepik)

As vagas abertas semestralmente também são destinadas aos jovens regularmente matriculados a partir do 2º ano do nível médio, desde que o candidato possua disponibilidade para fazer a escola regular e o ensino técnico ao mesmo tempo.

Com essas regras, a ETB traz uma alternativa para quem está perto de concluir a educação básica e já pensa no futuro profissional e para os que se formaram e ainda não conquistaram o seu lugar no mercado.

Como se inscrever

Como dito anteriormente, as inscrições para cursos técnicos ETB são abertas a cada semestre, ou seja, o processo seletivo acontece duas vezes ao ano.

Para as turmas do primeiro semestre, as inscrições geralmente abrem entre os meses de abril e maio, enquanto o cadastro para as turmas do segundo semestre ocorre entre setembro e outubro.

Se você quer estudar na ETB, fique atento ao calendário divulgado no site http://www.etb.com.br/, para saber quando acontecerá o próximo período de inscrição.

Vale ressaltar que a seleção de alunos é feita por meio de sorteio eletrônico, realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.