Cursos Técnicos 2023 – Confira as melhores opções

Atualmente, os cursos técnicos representam uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Isso porque eles oferecem uma especialização segmentada, dando suporte a um mercado carente de profissionais do tipo. Sendo assim, vamos te mostrar algumas opções de cursos técnicos para 2023, e a melhor plataforma para se matricular.

Uma pesquisa do Itaú Educação e Trabalho apontou que, atualmente, apenas 8% dos jovens escolhem um curso técnico no Brasil. Basicamente, isso ocorre devido ao sucateamento do setor, uma vez que – historicamente – os cursos técnicos foram considerados “inferiores” ou de pouco prestígio. No entanto, essa realidade está mudando lentamente.

Além da busca por profissionais especializados, o Projeto de Lei 6494 visa criar um marco legal para o mercado profissionalizante. Neste sentido, além de fomentar o setor, ele garante que os jovens tenham uma condição especial ao escolher um curso técnico. Sendo assim, confira abaixo algumas oportunidades de cursos técnicos promissores para 2023!

O que é um curso técnico?

A princípio, caracteriza-se como curso técnico aquele voltado para qualificação, com a missão de formar e capacitar cidadãos através de conceitos teóricos e práticos. Basicamente, esses cursos existem para suprir determinada demanda, ou seja, oferecer serviços especializado em determinado assunto ou área. 

Por outro lado, vale citar que os cursos técnicos se diferem do ensino superior por serem mais específicos. Em outras palavras, eles atuam diretamente em um setor, enquanto a qualificação superior envolve diversos conhecimentos. 

Melhores curso técnicos para 2023

Com o mercado carente de profissionais técnicos, alguns cursos serão destaque em 2023 devido a busca pela área. Confira abaixo os mais promissores:

Curso técnico em Radiografia

Com o setor de Radiografia carente de novos profissionais, o seu curso técnico é uma das promessas para 2023. Na prática, o profissional radiologista prepara e opera aparelhos de diagnóstico por imagem, como radiografia comum (raio-x), tomografia, mamografia, entre outros.

Além disso, esse profissional também pode atuar em outros espaços, tais como aeroportos e portos. Isso porque eles são responsáveis pela verificação de bagagens. Sendo assim, considere o curso técnico em Radiografia uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho em 2023.

Curso técnico em Desenho da Construção Civil

Também conhecido como Técnico em Edificações, o curso em Desenho de Construção Civil é perfeito para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, o setor carece de novos profissionais e, por isso, os salários são bem interessantes para os novatos.

Por outro lado, além de trabalhar diretamente na construção civil, esse profissional também atua em setores socioambientais e urbanistas. Por isso, esse curso técnico é perfeito para quem deseja uma nova especialização em 2023.

Curso Técnico em Desenvolvimento de Softwares

A área de Tecnologia da Informação (TI) é, atualmente, uma das maiores do Brasil. Contudo, os melhores profissionais se voltam para oportunidades de emprego internacionais, deixando o setor brasileiro bastante defasado. Neste sentido, os técnicos em Desenvolvimento de Softwares passaram a ser bastante valorizados nos últimos anos. 

Sendo assim, se você tem interesse por computação e informática, nada melhor do que fazer um curso técnico em Desenvolvimento de Softwares. Assim, além de fazer o que você gosta, ainda será bem remunerado por isso. 

Curso Técnico em Fabricação Mecânica

Nos últimos anos, um dos cursos técnicos que mais se destacou no mercado foi o de Fabricação Mecânica. Dessa forma, o curso pertence a uma área em constante ascensão, que carece de profissionais capacitados. Através do curso, os alunos aprendem sobre planejamento de sistemas de fabricação mecânica, podendo atuar na operação e coordenação do processo mecânico.

Devido a carência por profissionais do tipo, os salários em 2023 estão na média de R$4.800,00. Sendo assim, considere o curso uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho no próximo ano.

Curso Técnico em Eletrotécnica

Mesmo após tantos anos, o curso técnico em Eletrotécnica ainda é uma excelente opção para ingressar no mercado de trabalho. Na prática, esse profissional se capacita para projetar, instalar, operar e coordenar os sistemas elétricos e seus equipamentos.

Podendo atuar em diversos segmentos, como a indústria e construção civil, por exemplo, o técnico em eletrotécnica é um dos cargos técnicos mais valorizados do Brasil. Sendo assim, é uma ótima opção de curso para investir em 2023.

Curso Técnico de Manutenção Automotiva

Com o crescimento do setor de veículos, especialmente os elétricos, se faz necessário ter profissionais na manutenção automotiva. Neste sentido, o curso que leva o mesmo nome é uma das profissões mais vantajosas para 2023, sendo um dos cursos mais buscados do mercado.

Através do curso, os alunos aprenderão a manusear e inspecionar sistemas automotivos, devendo analisar e reparar corretamente o processo produtivo dos carros. Além disso, esse profissional também atua com questões ecológicas e ambientais, um tema super em alta no mercado de trabalho.

Curso Técnico de Logística

Trabalhar com logística sempre foi uma opção interessante no mercado de trabalho. Neste sentido, é importante ressaltar que a profissão continuará em alta em 2023, especialmente porque o Curso Técnico de Logística é um dos mais buscados atualmente.

Através do curso, os alunos aprenderam a organizar e gerir atividades de transporte, armazenagem, recebimento e distribuição de produtos e cargas. Normalmente, esse profissional trabalha na área de suprimentos, especialmente em grandes varejistas. Sendo assim, mesmo que seja uma profissão até antiga, ela ainda é bastante vantajosa para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Onde encontrar os melhores cursos técnicos em 2023?

Quando falamos em curso técnico, nada melhor do que o SENAI para satisfazer nossas expectativas. Historicamente, o SENAI foi responsável pela capacitação de milhões de brasileiros, sendo referência no ensino técnico nacional.

Atualmente, suas unidades contam com equipamentos de última linha, além de bibliotecas e laboratórios para facilitar o aprendizado. Por outro lado, o SENAI também possui convênio com diversas empresas, ou seja, é mais fácil para o aluno sair empregado. 

Entre os cursos existentes no SENAI, temos desde os mencionados nesta matéria, até Produção Têxtil, Vestuário, Finanças Pessoais, Metalurgia, Produção de Moda, Química, Soldagem, Cerâmica, entre muitos outros. Por isso, veja como se inscrever no SENAI para usufruir de todos os cursos gratuitos da instituição!

Como se inscrever no SENAI?

Para se inscrever no SENAI e aproveitar um dos seus cursos técnicos, o processo é bem simples. Confira:

Acesse o site oficial do SENAI;

Clique na aba “Inscrições abertas” e, em seguida, na opção “Para Você”;

Depois, selecione o seu estado e clique em “Entrar”;

Por fim, selecione o curso de sua preferência e realize a sua matrícula.

Finalmente, tudo o que você precisa para concluir sua matrícula é comparecer ao SENAI mais próximo com todos os documentos indicados na hora da sua inscrição. 

Leia mais: Cursos Gratuitos FGV 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *