Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista!

Depois de declarada a pandemia por Coronavírus e instituído o isolamento social, muitas pessoas redescobriram novos hobbies ou séries e se mantiveram em casa. No entanto, para aqueles que desejam explorar ainda mais seus horizontes e ampliar seus conhecimentos, o isolamento se tornou um empecilho que logo foi solucionado ao se pensar em Cursos Gratuitos.

Como parte da proposta Fique em Casa, muitas instituições criaram grades de cursos gratuitos para manter o público ocupado e as ruas menos movimentadas.

Esses cursos são realizados na modalidade de Educação a Distância (EaD) e oferecem certificados de horas complementares, os quais podem ser utilizados para:

  • Cumprir cargas horárias em cursos de graduação;
  • Aumentar seus conhecimentos, mas, não profissionaliza-lo (carga horária insuficiente);
  • Expandir seu conhecimento para áreas distintas; e
  • Ajuda-lo a decidir se há interesse em aprofundar-se em determinada área ou não.

Ainda, a depender do curso, ele pode ser utilizado como base para profissões que não exigem currículo extenso, como é o caso do curso “Atendimento ao Cliente” que pode auxiliar tanto vendedores quanto garçons, por exemplo.

Por isso, antes de tornar a quarentena algo difícil e impossível de fazer, que tal testar seus conhecimentos frente às grandes instituições online que existem na rede?

Saiba agora quem oferece cursos online gratuitos com certificado e como se cadastrar para conseguir o seu!

Cursos Gratuitos na Escola Virtal da Fundação Bradesco

Curso online grátis com certificado: veja seis sites para fazer ...

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Reprodução)

Um grande exemplo de cursos gratuitos e básicos ofertados em território brasileiro, é o da Escola Virtual da Fundação Bradesco.

Trata-se de uma plataforma que oferece mais de 80 tipos de cursos gratuitos com carga horária variável entre 4 e 100 horas, divididos e focados nas seguintes áreas:

  • Administração: princípios básicos da área;
  • Contabilidade e Finanças: também introdutórios;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional: subdivididos em atendimento, comunicação, desenvolvimento, finanças, organização e postura;
  • Educação Básica e Pedagógica: abrangendo cursos introdutórios nas áreas de biologia, inglês, geometria, geografia, física, química, português e redação; e
  • Informática: onde é possível filtrar por especialidade e encontrar temas específicos como as atualizações do pacote office, bancos de dados, desenvolvimento de sistemas e etc.

Para ter acesso, basta ir à página de cadastro, preencher todos os seus dados corretamente e confirma-los via e-mail.

É necessário estar atento às configurações para acesso ao sistema, mas, você pode tirar todas as suas dúvidas no FAQ.

Udemy

Cursos online - aprenda o que quiser, quando quiser | Udemy

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Logo Udemy)

A Udemy é uma plataforma um pouco mais antiga com um acervo de mais de 10.000 cursos diferentes em praticamente quase todas as áreas possíveis.

Com a quarentena, a empresa se prontificou a liberar cerca de 400 cursos novos gratuitos para manter as pessoas em casa, mas, com um porém: eles não têm certificado.

Os certificados da Udemy são dados para aqueles que preferem a opção paga. Então, se mais tarde você precisar de uma certificação, deverá entrar em contato com eles.

Cursos Gratuitos em Harvard

Bolsas para pesquisas ambientais: US$ 70 mil por ano em Harvard

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Instituição Física Harvard)

Apesar de Harvard já ser bem conhecida, cada vez mais ela ingressa em campos distintos buscando mais reconhecimento.

Um exemplo claro do seu comprometimento na disseminação de informações à população, são os cursos online que oferece nas mais diversas áreas.

Você pode ter acesso a eles clicando aqui, mas, todos – sem exceção – estão na língua inglesa e podem dar um pouco de trabalho pra quem não está acostumado.

Aprenda desenhando

Cursos de Desenhos Faber-Castell

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Folder de Divulgação)

Praticamente, desde o início da quarentena, a Faber-Castell resolveu fazer algo inusitado: a empresa começou a ofertar cursos de desenho do básico ao avançado de maneira online e gratuita!

Os cursos são divididos nos níveis básico, intermediário e avançado, mas, apesar de gratuitos, existem alguns outros cursos e pacotes de atividades que são pagos.

Ao final de cada curso, você recebe o certificado sem cerimônia alguma. Basta realizar seu cadastro e preencher suas informações.

Mas, atente, o prazo só vai até o dia 19 de abril. Depois disso, todos os cursos serão fechados mais uma vez e oferecidos na modalidade paga.

Cursos Gratuitos Diretamente da USP

Doutores e pós-doutores da USP ministram cursos online gratuitos — Foto: Reprodução/Coursera

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Reprodução)

Conhecida como uma das melhores e mais populares instituições de ensino pelo país, a Universidade de São Paulo (USP) 16 cursos online e gratuitos para quem quiser se especializar em alguma área específica.

Os temas são diversos e “Criação de Start-ups” ou “Marketing Digital” são só dois dos temas mais interessantes na lista.

No entanto, o certificado é pago e, para emiti-lo, é necessário pagar uma taxa de R$29,00.

Stoodi pra você

Central de Ajuda Stoodi

Cursos Gratuitos para Fazer na Quarentena: Confira a Lista! (Foto: Reprodução)

E, por fim, não se esquecendo dos vestibulandos, fica a dica de uma plataforma focada no pré-vestibular para ajudar a colocar os estudos em dia: a Stoodi.

Basta criar seu cadastro, selecionar sua faculdade de interesse e informar quanto tempo livre você tem pra estudar.

Automaticamente, a plataforma cria um cronograma acessível de estudos para você evoluir com ela e alcançar seu objetivo.

Existem video-aulas, correções de provas e simulados todas as semanas. Mas, com a quarentena, a Stoodi ficou de portas abertas para novos alunos e ficou bem mais fácil ter acesso ao seu futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.