Cursos Gratuitos Online SENAI: Abril 2020

O Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (ou, só SENAI) foi outra instituição inovadora que lançou cursos gratuitos para esta quarentena.

Seu serviço é reconhecido por todo o Brasil graças à sua participação em formação de profissionais em mais de 28 áreas de atuação industrial.

No entanto, pouco se fala sobre seus cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), os quais ganharam popularidade com o início da pandemia.

Embora a modalidade já existisse há algum tempo para promover o trabalho do SENAI, portas se abriram para incentivar o autoestudo e manter as pessoas em casa.

Agora, são ofertados ao menos 12 cursos com certificados válidos que podem ser realizados online.

Mas, o enfoque do projeto não é apenas dar o conteúdo e disponibilizar um certificado. Para ter acesso a ele, é necessário ter ao menos 70% de aproveitamento durante todo o curso.

Em que modalidade se encaixam os cursos oferecidos?

Apesar do SENAI ser bem reconhecido por seus cursos técnicos, os cursos oferecidos dessa vez não estão qualificados como tais.

Eles entram na modalidade introdutória ou livre. Isto é: são apenas a nível básico de conhecimento e não profissionalizam.

Para um curso ser considerado profissionalizante, é preciso que esteja inscrito no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos ou de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações.

Além disso, é necessário que a carga horária seja suficiente.

Cursos técnicos geralmente possuem carga horária variante entre 800 e 1200 horas/aula, o que caracteriza aproximadamente 2 anos de envolvimento na área.

Já os cursos profissionalizantes devem ter no mínimo 80 e no máximo até 600 horas/aula para capacitar um aluno a fazer alguma coisa que não exija – exatamente – uma certificação técnica.

Por outro lado, os cursos ofertados pelo SENAI, desta vez, são apenas de caráter introdutório e ofertam apenas 14 horas/aula de carga horária por curso.

Sendo assim, facilmente se encaixa na modalidade “livre”. Ou seja: um curso sem pré-requisitos especificados apenas para complementar a linha de conhecimento geral, sem autonomia de capacitação.

Para muitos, esse tipo de curso pode não ser válido, mas, para pessoas já envolvidas na área que precisam atualizar seus conhecimentos ou, ainda, pessoas que não se decidiram qual caminho trilhar, essa pode ser uma grande oportunidade.

Por isso, antes de torcer o nariz, é melhor dar uma olhada nos cursos e se divertir aprendendo um pouco.

Quais cursos gratuitos estão sendo ofertados pelo SENAI?

Inicialmente, o SENAI resolveu divulgar 12 cursos gratuitos em áreas bem diferentes a fim de atingir todos os públicos.

No entanto, embora os números sejam reduzidos até o momento, a proposta é que – enquanto durar a quarentena – apareçam mais alguns com o passar do tempo.

Por isso, até o momento, os cursos disponibilizados estão resumidos em:

Para poder cursa-los, é necessário fazer um cadastro no site clicando na página inicial aqui. Mas, para ter acesso aos seus certificados, é necessário concluir o curso com ao menos 70% de aproveitamento.

Como criar o meu cadastro nos cursos gratuitos SENAI

Embora o cadastro possa gerar muitas dúvidas, ele não é nada difícil e não leva mais de 2 minutos para ser concluído.

Você pode chegar à tela de cadastro pela página inicial ao clicar em “Acessar” no canto superior direito da tela, como mostrado abaixo.

 

Cursos Gratuitos Online SENAI: Abril 2020 (Foto: Reprodução)

 

Ou, como uma segunda opção, pode diretamente clicar aqui e dar início ao processo clicando no botão verde “Criar uma Conta”.

 

Cursos Gratuitos Online SENAI: Abril 2020 (Foto: Reprodução)

 

Fazendo isso, você será redirecionado para uma página de cadastramento para novos usuários, onde serão solicitadas informações pessoais.

Lá, com o número do seu CPF, você criará uma senha de acesso e deverá enviar informações de:

  • E-mail;
  • Nome completo sem abreviações;
  • RG;
  • Órgão expedidor/estado;
  • Data e estado de nascimento;
  • Cidade;
  • Órgão de referência (polo físico, o qual você pode escolher qualquer um, já que o Ambiente Virtual de Aprendizagem isolado não aparece);
  • Sexo;
  • Raça;
  • Número de telefone celular;
  • Estado Civil;
  • Nacionalidade;
  • Nome da mãe;
  • Endereço;
  • Nível de Escolaridade; e
  • Ocupação profissional.

Ao fim do formulário, será necessário revisar todas as informações antes de clicar em “Cadastrar Este Novo Usuário”.

 

Cursos Gratuitos Online SENAI: Abril 2020 (Foto: Reprodução)

 

Depois disso, as informações não poderão ser alteradas e os certificados serão emitidos usando elas de base.

Por isso, antes de prosseguir, se certifique de que não existe nenhum dado incorreto.

Para ter acesso aos cursos e começar a realiza-los, basta voltar à página de login, fazer seu primeiro acesso e clicar no link do curso pretendido lá em cima.

Ao final de cada módulo, se houver ao menos 70% de aproveitamento do conteúdo, o certificado será automaticamente gerado para download!

Sendo assim… Bons estudos para todos!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *