Cursos Gratuitos Novotec: Cursos Online

O Novotec é uma iniciativa do Governo que visa ampliar o acesso à Educação Profissionalizante aos Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual.

Através dele, são ofertados cursos presenciais e à distância e as modalidades podem ser pagas ou gratuitas, a depender do aluno que se propõe a entrar na instituição.

Por ser uma instituição voltada para a rede de ensino pública, naturalmente, alunos ligados à essa modalidade terão acesso a bolsas ou, em alguns casos, serão ofertadas vagas para cumprir o quadro, mas, essa não é uma garantia e a disponibilidade vai precisar ser consultada.

Quais tipos de curso a Novotec me oferta?

Inscrições para Novotec Expresso estão abertas

Cursos Gratuitos Novotec: Cursos Online (Foto: reprodução)

Primeiramente, o foco inicial da Novotec foi criar cursos presenciais que pudessem ser realizados dentro de Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e de Escolas Estaduais em São Paulo.

No entanto, pensando nos cursos que poderiam ser oferecidos e como eles chegariam aos alunos, novas modalidades foram criadas, as quais se subdividem em:

  • Novotec Integrado: voltado para alunos do Ensino Médio com a proposta de integração do curso técnico à grade curricular;
  • O Novotec Express: conhecimento para quem tem pressa e em unidades próximas à você;
  • Novotec Móvel: para que o conhecimento possa viajar e encontra-lo nas áreas menos favorecidas; e
  • O Novotec Virtual: cursos oferecidos na modalidade online em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a fim de aproveitar-se de sua plataforma.

Qual o melhor pra mim?

Apesar de cada modalidade abranger cursos distintos de acordo com a oferta, é senso comum que o Programa Novotec Integrado seja o que forme técnicos em determinadas áreas em associação com a conclusão do Ensino Médio.

No entanto, se seu foco não é o curso técnico, mas, capacitantes como Confeitaria, Robótica ou Marketing, por exemplo, talvez a melhor opção seja buscar por um curso participante do Novotec Express.

Por outro lado, os cursos móveis são voltados para cursos industriais que precisam de mais tato e mais segurança frente às manipulações.

Já o virtual, uma das novidades mais buscadas da Novotec, traz como os cursos mais procurados os de:

  • Banco de Dados;
  • Planejamento Empresarial;
  • Gestão Administrativa; e
  • Lógica de Programação.

Por isso, é importante que você analise cada opção antes de se decidir. Na dúvida sobre onde estudar, caso esse seja o fator determinante pra você, é possível consultar as unidades mais próximas clicando aqui.

Os cursos online da Novotec têm a mesma validade dos presenciais?

Novotec

Cursos Gratuitos Novotec: Cursos Online (Foto: reprodução)

Apesar dos cursos do Novotec terem enfoque presencial, modalidades de Educação a Distância (EaD) foram criadas não só em razão da quarentena, mas, também em função de atingir vários outros tipos de públicos.

Por via de regra, todos os cursos ofertados estão presentes no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação.

Isto é: são legalizados e um certificado de conclusão é dado e válido como curso profissionalizante em todo o território nacional.

Assim como nos cursos presenciais, a ideia da Novotec é criar uma grade online com duração mínima de 80 horas/aula.

Dessa forma, o curso se capacita como profissionalizante e abre mais o mercado de trabalho para aqueles sem o real acesso aos conteúdos.

Sendo assim, além de dar a oportunidade de trabalhar 3 anos ininterruptos com alunos interessados e focados na área na modalidade presencial, a instituição os prepara para enfrentar diferentes desafios em vários âmbitos do mercado.

Hoje, ela se qualifica como uma das instituições mais vantajosas para aqueles que têm pressa em iniciar sua carreira.

Como eu me inscrevo nos cursos online?

Cursos online — Ministério da Justiça e Segurança Pública

Cursos Gratuitos Novotec: Cursos Online (Foto: reprodução Ministério da Educação)

Como a Novotec é uma instituição ligada ao Ensino Médio – independente da modalidade – só poderão se inscrever os candidatos que estiverem cursando o Ensino Médio.

Felizmente, não existem pré-requisitos específicos como estar no 1º, 2º ou 3º ano ou no EJA, mas, é um mínimo de escolaridade necessário.

Ainda, é necessário ter ao menos 15 anos, mas, até o momento, não foram registrados quaisquer requisitos de exclusão para maiores, por exemplo.

Para se inscrever, é só ter em mãos seu RA (Registro do Aluno), o que pode ser conseguido na Secretaria da Escola, e sua data de nascimento.

Mas, atenção: sem isso, é praticamente impossível ter acesso à plataforma. Isso porque o requisito principal para dar início ao seu cadastro são essas informações, como demonstrado abaixo.

Cursos Gratuitos Novotec: Cursos Online (Foto: reprodução)

Para criar o seu cadastro, é só começar o processo clicando aqui, fornecer seus dados e selecionar o curso o qual deseja participar (mediante disponibilidade).

Mas, fique atento: as vagas são poucas e são destinadas apenas para alguns poucos alunos.

Ainda, depois de inscrito não há como alterar seus dados ou garantia de que você será selecionado para a vaga. Para ter esse resultado em mãos, é só conferir a lista de aprovados da Novotec clicando aqui.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *