Cursos Gratuitos de Idiomas: Veja Onde Encontrar

Hoje em dia, falar uma segunda língua é fundamental. Seja para inglês, espanhol ou línguas exóticas como mandarim ou japonês, a demanda para esses profissionais é alta, mas, com a recessão, cursos gratuitos estão sendo repensados pela população geral, literalmente pela falta de verba.

Apesar de algumas instituições com vínculos governamentais oferecerem descontos entre 15% a 60%, as mensalidades para os cursos de idiomas não saem por menos de R$100,00 ou R$120,00.

Ainda, se você quiser aprender uma língua diferente como alemão, italiano ou francês, por exemplo, aqui no Brasil, pela falta de procura da população geral, as aulas são particulares – isto é, não há necessidade de esperar pela formação de turmas – e você desembolsa uma grana pretíssima pra pagar os módulos e a hora/aula do professor.

Sentiu o drama?

Por isso, hoje nós decidimos falar um pouco sobre cursos gratuitos de idiomas pra que todo mundo consiga aprender o que tem vontade, sem precisar gastar nada ou pelo menos só um pouco!

Continue lendo e descubra como conseguir um certificado válido e ter o mundo nas suas mãos.

 

Cursos gratuitos de idiomas existem mesmo?

Em respeito à sua incredulidade, a resposta é sim.

É comum pensar desse jeito porque, em muitos casos, algumas empresas fazem aulas experimentais ou disponibilizam determinado conteúdo para para-lo na metade ou, simplesmente bloquea-lo até que se pague alguma taxa.

Em outros casos, o curso é gratuito, mas, não é bem ordenado ou autoexplicativo, o que gera confusão e impede seu total aproveitamento.

Mas, o importante é não perder as esperanças e ter disponibilidade para fazer novas tentativas sempre que possível.

 

Onde posso encontra-los?

Para o bem ou para o mal, esses cursos gratuitos obviamente não são presenciais.

No post passado falamos um pouco sobre o mercado e, sendo assim, espero que tenham entendido que não é viável para uma empresa oferecer algo gratuitamente se não houver retorno.

Dito isso, se vierem com essa proposta, não se iludam. Leiam as letras miúdas e perguntem quem, de fato, vai custear a sua educação.

Se sua vontade é aprender de maneira presencial, eu sugiro que entre em alguns sites de busca para bolsas e analise a opção que melhor cabe no seu bolso.

Isso porque, infelizmente, professores precisam de retorno de algum lugar para garantir o pão de cada dia e o Estado é muito seletivo.

Mas, se você não tem problema nenhum com Educação a Distância (EaD), vai gostar de saber que dá pra aprender em sites específicos brincando ou, ainda, por aplicativos no celular.

 

Sites de cursos gratuitos de idiomas

Prime Cursos

Esse aqui é um site genérico que oferece lições desde o nível iniciante ao avançado em várias línguas.

Diferente dos cursos EaD convencionais, aqui você põe seus dados no cadastro, se inscreve nos cursos que pretende fazer – os quais podem ser mais de um – e lê todo o conteúdo.

Gramática básica, formação de palavras, frases e situações rotineiras são abordadas em todos os cursos. No entanto, o certificado do final é pago, já que ele é enviado no formato físico pelos correios.

Felizmente, a taxa não é tão alta e você gasta bem menos que o valor de uma mensalidade do que seria considerado convencional.

Mas, não se anime demais. O curso é muito bom e dá certificado, mas, ele só é válido nacionalmente. Se seu objetivo é trabalhar lá fora, lembre que precisará fazer testes de proficiência, principalmente, se a trabalho, na área em que pretende atuar.

 

Livemocha

Por outro lado, o Livemocha tem desde o convencional de inglês e espanhol às línguas mais rebuscadas como italiano, francês e esperanto.

Mas, ao invés de ser um curso centrado, trata-se de uma comunidade de aprendizado que promete fluência ao final de cada curso.

De onde vem toda essa confiança? O site já formou mais de 14 milhões de pessoas e tem usuários em 195 países diferentes.

Mas, diferente da Prime que oferece o curso gratuito e cobra apenas pelo certificado, o Livemocha pode cobrar por lições pagas além do certificado.

Ainda assim, tecnicamente essas lições não são obrigatórias e ainda é possível passar sem depender delas.

 

LearnCafé

E, se você quiser só aprender o básico, cursos livres como os do LearnCafé também estão disponíveis!

Aqui, você pode aprender mandarim, japonês, francês e inglês num nível básico sem gastar um único centavo.

O inconveniente é que você só pode fazer um curso nessa modalidade a cada algum tempo. Mas, o certificado é emitido na hora é válido para uso acadêmico e profissional.

A vantagem, claro, é poder falar diretamente com o autor do curso e tirar algumas dúvidas. No entanto, como qualquer outro site de aprendizado, se você quiser aprender um pouco mais, vai ter que desembolsar um pouquinho.

 

Aplicativo para cursos gratuitos de idiomas

Duolingo

A dica para quem quer aprender qualquer tipo de língua pelo celular, tanto através do site oficial quanto do aplicativo, é o Duolingo.

Aqui, você aprende pronúncia e digitação e faz exercícios diversos até chegar na conclusão.

O programa tem um esquema de competição e estimula você todos os dias a completar pelo menos de 10 a 15 minutos de exercícios por dia!

Em relação a pagamentos, ele só se torna pago em caso de renúncia aos comerciais – que são o que financiam o aplicativo – ou para a confecção do certificado oficial + frete físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.