Cursos FNDE

Professores e outros profissionais da rede pública de ensino que estão em busca de qualificação têm nos cursos FNDE uma boa alternativa para se aprimorar. Oferecidos gratuitamente, esses cursos são ministrados na modalidade a distância, para interessados de todo o Brasil.

cursos a distância
Cursos FNDE (Foto: Freepik)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal que tem a função de administrar e executar as políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma das ações realizadas pelo órgão é a de criar ações para melhorar a capacitação dos profissionais da educação, o que acontece por meio desses cursos online gratuitos, sobre os quais vamos comentar a seguir.

Como funcionam

Para aperfeiçoar a qualidade das gestões da rede pública de ensino e fortalecer o controle social sobre os recursos destinadas à educação, as capacitações da FNDE usam o sistema de aulas à distância, garantindo a chegada do conhecimento a todos os cantos do país.

As aulas são ministradas por meio da plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem que conta com muitos recursos e farto material didático.

fnde cursos grátis
As aulas são ministradas em ambiente virtual de aprendizagem (Foto: Reprodução FNDE)

Os alunos acompanham as aulas de onde estiverem e nos horários que quiserem, podendo ter acesso ao material durante toda a duração do curso.

E ao final, todos os participantes passam por uma avaliação realizada pelo tutor. Quem alcançar o aproveitamento mínimo em todos os itens avaliados recebe o certificado de conclusão.

Opções disponíveis

Disponibilizados na modalidade a distância, os cursos FNDE gratuitos objetivam capacitar profissionais de educação da rede pública, bem como técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares.

As qualificações também têm como público-alvo os cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações realizadas pelo órgão, além de cidadãos interessados em conhecer as ações do FNDE.

cursos para professores
Professores e gestores da educação estão entre o público-alvo das qualificações (Foto: Freepik)

Membros do comitê local PAR-Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação também estão no público-alvo.

São nove cursos EAD grátis disponíveis no momento:

  • Tutoria para a Rede do Formação pela Escola
  • Competências Básicas
  • Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
  • Programas de Transporte do Escolar – PTE
  • Programas do Livro – PLi
  • Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb
  • Controle Social para Conselheiros
  • Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação –Siope
  • Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso

Para saber mais informações sobre cada qualificação (carga horária, conteúdo programático etc), acesse o site https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/formacao-pela-escola/cursos-ofertados/cursos.

Inscrições

Interessado em participar dos cursos a distância gratuitos FNDE? O primeiro passo é ir a uma das reuniões realizadas nos municípios pela coordenação estadual ou por tutores do programa.

Em seguida, você deve preencher a ficha de pré-matrícula, entregá-la ao tutor e aguardar que ele efetue o cadastro, para então ter acesso ao sistema.

Maiores informações sobre a abertura de inscrições para os cursos FNDE e a realização das reuniões podem ser obtidas no site do programa de qualificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.