Cursos CIAGA

Ingressar na Marinha Mercante é o sonho de muitos jovens, interessados em fazer carreira na área. Uma das alternativas para quem tem esse desejo é fazer os cursos do CIAGA, oferecidos gratuitamente na cidade do Rio de Janeiro.

ciaga cursos grátis
Cursos CIAGA (Foto: Divulgação CIAGA)

Vinculado à Marinha do Brasil, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha tem o propósito de capacitar, aperfeiçoar, especializar e atualizar o quadro de pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante.

Também chamado de “Universidade do Mar”, o Centro é o local onde funciona a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), tendo capacidade para ministrar mais de 100 cursos, contando com uma infraestrutura sofisticada e corpo docente altamente qualificado.

Como funcionam

Os cursos CIAGA gratuitos têm o propósito de preparar os participantes para desempenhar funções e ocupações peculiares às categorias da Marinha Mercante e às atividades correlatas.

Além disso, a instituição também possui experiência na capacitação para o exercício de funções gerais básicas de caráter militar, principalmente as tidas como essenciais para a formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

cursos para trabalhar na Marinha
Os cursos fazem a formação de profissionais para trabalho em alto-mar (Foto: Freepik)

Trata-se de cursos presenciais, cujas aulas acontecem na sede do CIAGA, na capital carioca, como dito acima. A duração depende da formação, e outra informação importante, especialmente para quem reside em outra cidade ou estado, é que a instituição não oferece alojamento, exceto em casos excepcionais (verifique tal detalhe antes de se inscrever).

Na instituição também são disponibilizados alguns cursos EAD, mas nesta modalidade não estão incluídas as principais formações.

Opções disponíveis

Um dos cursos disponíveis no CIAGA é o Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), que habilita os candidatos a começar a carreira na Marinha Mercante. Há especialidades como Moço de Convés, Moço de Máquinas, Pescador Profissional e Motorista de Pesca, entre outras.

Ele tem duração média de sete meses, e forma pessoal para atuar nas categorias de Convés e Máquinas, conforme a especialidade escolhida pelo aluno. Ao final, o participante pode ingressar na área, atuando em atividades como transporte de passageiros e carga, pesca, recreio náutico, cruzeiros e rebocadores, entre outras.

Além dele, a instituição também oferece qualificações como:

  • Curso de Adaptação para Aquaviários
  • Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários
  • Curso de Atualização de Práticos
  • Curso Especial de Acesso a Capitão Fluvial
  • Curso Especial de Prevenção e Defesa contra a Pirataria
  • Curso Especial de Radioperador Geral
  • Curso Básico de Solda a Arco Elétrico
  • Curso Expedito de Solda a Gás

Veja a relação de cursos, com todas as opções, no site do CIAGA.

Inscrições

As inscrições para cursos CIAGA são abertas em várias ocasiões durante o ano, conforme a disponibilidade de turmas. Para alguns tipos de cursos, as inscrições devem ser feitas no site da instituição: https://www.marinha.mil.br/ciaga/.

Mas para outros, o cadastro precisa ser feito na própria instituição, seja comparecendo à sede, no Rio, ou enviando a documentação exigida pelos Correios. Normalmente é cobrada uma taxa de participação.

curso aquaviário
Os cursos do CIAGA são bastante concorridos (Foto: Freepik)

Maiores informações podem ser obtidas no site do CIAGA, onde se encontram todos os editais.

O processo seletivo é semelhante ao de um concurso público, incluindo prova escrita e testes físicos. Já com relação aos requisitos, eles incluem idade mínima e escolaridade (esta última varia conforme a especialidade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.