Curso de Auxiliar de Dentista

De olho em uma vaga de emprego em consultório odontológico? Prepare-se para ocupá-la fazendo um curso de auxiliar de dentista, formação de rápida duração que é essencial para quem pretende desenvolver esse tipo de trabalho.

auxiliar dentista
Curso de Auxiliar de Dentista (Foto: Freepik)

O auxiliar de dentista exerce um papel importante nos consultórios, e para tanto precisa estar capacitado, fazendo o curso específico para esta função, que é oferecido nas modalidades presencial e a distância. Em geral, a principal exigência para se formar na área é ter concluído o ensino fundamental.

Onde fazer o curso de auxiliar de dentista? Ele é gratuito ou pago? Quem pode fazer? As respostas para estas e outras perguntas você confere a seguir!

O que faz o auxiliar de dentista

Como a própria nomenclatura da função já entrega, o profissional da área atua auxiliando o cirurgião-dentista durante o atendimento ao paciente. É ele quem facilita o acesso do dentista aos instrumentos, durante a extração de um dente ou a realização de um canal, por exemplo.

auxiliar de saúde bucal
Uma das funções é cuidar dos instrumentos do dentista (Foto: Freepik)

Ele também fica responsável por descartar os materiais utilizados durante os procedimentos realizados e pela limpeza do local, com o objetivo de evitar infecções.

Além disso, o auxiliar de consultório odontológico ajuda na organização da agenda de atendimento do dentista, recepciona os pacientes e faz anotações a respeito das características de cada cliente, entre outras tarefas.

Tipos de cursos para atuar na área

Há vários tipos de cursos para trabalhar como auxiliar de dentista, com diferentes nomes. A dica é dar preferência aos que são reconhecidos pelos órgãos da área, como o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Alguns dos cursos que formam profissionais aptos a exercer a função são:

Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

Engloba conhecimentos teóricos e práticos inerentes à função, além de valorizar os princípios éticos e legais. Ao final, o formando está preparado para desenvolver seu trabalho com perfeição.

Curso de Auxílio em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia

Um pouco mais avançado em relação à formação básica, esse curso prepara o auxiliar para ajudar em cirurgias mais complexas, separando os utensílios certos para cada tipo de procedimento e paciente e garantindo a assepsia do local.

Curso Instrumental

Apresenta ao aluno todo o aparato instrumental e as formas de utilização, além de abordar as técnicas de limpeza e esterilização.

Curso de Patologia Bucal

Essencial para que o auxiliar conheça melhor os principais tipos de lesões com os quais poderá lidar diariamente no trabalho.

Curso Técnico em Saúde Bucal

Oferece uma formação mais completa e abrangente sobre a área. Por isso mesmo, possui uma carga horária bem maior (1.200 horas/aula, em média), além de exigir formação no ensino médio.

Ao final, o aluno pode exercer o papel de coordenador de Auxiliares em Saúde Bucal.

Onde fazer

O Curso ASB é uma das melhores opções para quem deseja trabalhar como auxiliar de cirurgião-dentista. Reconhecido por ABO e CFO, ele é oferecido na modalidade a distância e ministrado por profissionais experientes. Confira todas as informações no site https://cursoasb.com.br/.

técnico em saúde bucal
O auxiliar tem importantes funções no consultório odontológico (Foto: Freepik)

Também é possível encontrar esses cursos para auxiliar de dentista em faculdade de odontologia e em sites de cursos online como Cursos iPED e Buzzero. Já em relação ao curso de auxiliar de dentista gratuito, plataformas como WR Educacional e Cursos Abeline têm essa oportunidade.

No caso do curso de Técnico em Saúde Bucal, instituições como o Senac e Institutos Federais de Educação contam com a qualificação em seus catálogos, inclusive com vagas gratuitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.