Consulta Simples Nacional 2021

Uma das reclamações mais feitas pelos pequenos e médios empresários no Brasil é o número de impostos e as diferentes regras para cada um deles. Sendo assim, para mudar esse panorama foi criado o Simples Nacional 2021, que unifica a arrecadação dos tributos de algumas modalidades de empresas, em especial o Microempreendedor Individual (MEI) 

Continue lendo, neste artigo você encontra informações sobre os benefícios do Simples Nacional 2021!

Simples Nacional 2021

Com as mudanças que foram feitas no mercado de trabalho, muitos profissionais acabaram criando CNPJ para virarem prestadores de serviço. Enquadrados como MEI’s, estes trabalhadores passam agora a ter regras de contribuição diferentes em relação ao INSS.

Por isso, é preciso estar atento às regras e benefícios do Simples Nacional 2021. Através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) você paga todos os impostos em uma única fatura, além de contribuir para a Previdência Social 2021.

Vale ressaltar que o valor de contribuição varia conforme a categoria de operação da empresa, podendo ser prestador de serviço, comércio ou serviços. Cada modalidade tem tributações diferentes, por isso é importante se informar ou buscar um contador.

Quem pode aderir ao Simples Nacional 2021

Mesmo sendo voltada para facilitar o recolhimento de tributos das empresas, nem todas podem aderir ao Simples Nacional 2021. 

Ainda que sejam enquadradas como prestadoras de serviços, comércio ou indústria, as empresas também precisam estar inscritas na lista de serviços que são abrangidos pelo Simples Nacional. Além disso, há também a questão relacionada ao lucro anual, que deve ser de até R$4,8 milhões.

Acessando este link da Receita Federal, responsável por administrar os serviços do Simples Nacional, você esclarece todas as dúvidas sobre o programa. Para falicitar, veja a seguir alguns requisitos que são exigidos para aderir ao Simples:

  • Empresas com atividades permitidas, conforme o link acima;
  • Micro e pequenas empresas (ME) e Empresas de pequeno porte (EPP).
  • Empresas que não possuam débitos em aberto (aqueles sem negociação/parcelamento) com o Governo.

Aprenda a fazer a declaração MEI

Assim como as outras empresas, quem é MEI precisa fazer a Declaração do Imposto de Renda MEI 2021 seus rendimentos junto à Receita Federal. No entanto, esse processo é facilitado pelo Portal do Empreendedor, que foi criado com o objetivo de oferecer informações e serviços facilitados ao pequeno empresário.

Por isso, um dos serviços que são oferecidos no site é a declaração anual do MEI. Na declaração deve constar o rendimento que você obteve no ano anterior, seja no comércio e indústria, seja na prestação de serviços.

Além disso, se você possui funcionários (é permitido um funcionário para empresas MEI), é preciso informar os dados do funcionário, como salário e cadastro social.

Confira a seguir o passo a passo para fazer a declaração MEI para manter-se regularizado no Simples Nacional 2021:

  • Acesse o Portal do Empreendedor e clique na categoria Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI);
  • Na nova janela você deve clicar no botão “ENVIAR DASN-SIMEI”;
  • Caso prefira, você pode fazer um relatório de rendimentos, conforme este modelo;
  • Após clicar em “ENVIAR DASN-SIMEI”, você deve informar o seu CNPJ. A seguir informe o número de funcionários, bem como os rendimentos obtidos no período;
  • Ao final você receberá a confirmação de declaração. Será enviado para o seu e-mail o documento em PDF comprovando a sua declaração.

Como consultar o site Simples Nacional 2021

Após fazer a declaração dos rendimentos, você pode consultar a situação da sua empresa acessando o site do Simples Nacional. Essa consulta pode ser feita com o certificado digital ou código de acesso ao E-CAC Receita Federal 2021.

Você também consegue emitir a fatura para pagar a alíquota do Simples Nacional 2021 nesta consulta. Lembre-se de estar com os dados da sua empresa em mãos, para informar tudo corretamente.

Veja o passo-a-passo para fazer a consulta:

  • Entre no site do Simples Nacional e, no menu à direita, clique em “Consulta Declaração Transmitida” e escolha uma forma de acesso;
  • Após isso, informe o CNPJ da sua empresa e o código de verificação;
  • Pronto, agora você terá os detalhes da sua declaração anual, podendo imprimir o comprovante também.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *