Cartão Cidadão – Consulta de Saldo e 2a Via

O Cartão Cidadão é um benefício criado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal para facilitar o repasse de benefícios para famílias de baixa renda, como o bolsa família, por exemplo.

Resultado de imagem para cartão cidadão
Cartão Cidadão – Consulta de Saldo e 2a Via (Foto: Alvaro Pegoraro)

Seguindo o mesmo padrão de um cartão bancário convencional, ele permite saques com a apresentação dos documentos originais com foto.

No entanto, seu uso é limitado e, praticamente, ele funciona como apenas como um meio de controle dos benefícios cedidos à população, como:

  • Seguro desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (vulgo FGTS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Abono salarial e, por fim,
  • Bolsa Família.

Ainda assim, falar sobre o Cartão Cidadão é um tópico muito complicado. Algumas pessoas confundem como ele funciona e acabam insatisfeitas ou realmente em dúvida.

Por isso, vamos conversar um pouco sobre o que é esse cartão, como consultar o saldo disponível e, em caso de perda, como solicitar uma segunda via.

Quem pode ter o Cartão Cidadão?

Praticamente, qualquer brasileiro em território nacional pode dar entrada no Cartão Cidadão.

No entanto, vale ressaltar que os benefícios não veem com ele. Eles são apenas mandados para uma “conta” ligada à ele.

Para entrar em contato e solicitar um auxílio maternidade ou desemprego, por exemplo, é necessário entrar em contato direto com o INSS.

Por ser destinado à interações financeiras entre o Governo Federal e o Indivíduo, em caso de baixa renda ou perda de emprego abrupta, o Cartão Cidadão deve ser solicitado tão logo quanto possível.

Mas, ele não se torna substituto de alguma outra conta principal vinculada à Caixa que você já tenha.

Sendo esse o caso, o dinheiro pode ser depositado diretamente na sua conta corrente e a emissão do cartão já não se torna mais necessária.

Mas, tenha em mente o seguinte: contas na Caixa geralmente cobram taxas de funcionamento mensais. Com o Cartão Cidadão isso não acontece e o benefício é repassado em sua totalidade.

Como faço pra pedir meu cartão?

O cartão pode ser pedido em qualquer agência da caixa, com a apresentação de um documento original com foto.

Mas, normalmente, recomenda-se ligar no 0800 726 0207 com o número do NIS em mãos, para facilitar a troca e informações e a requisição.

Feito o pedido, os correios agora se encarregam do seu caso. O prazo de entrega fica entre 15 e 30 dias úteis a depender da sua localidade e disponibilidade do cartão.

Caso não queira esperar tanto tempo assim, durante a solicitação você pode requerer pegar numa agência próxima a você ou pegar no próprio correio.

Com o Cartão Cidadão em mãos, agora está na hora de criar sua senha de acesso cidadão para começar a usar o dinheiro depositado pelo Governo.

Senha Cidadão: como funciona?

Todo cartão emitido precisa de uma senha para ser utilizado. Seja débito ou crédito, o requisito é o mesmo para todos eles na maquineta.

Leve seu cartão, documentos pessoais comprobatórios (identidade, CPF ou CNH e comprovante de residência) e um termo preenchido e assinado (clique aqui para baixar o modelo) para a agência ou lotérica mais próxima.

A Caixa processará o seu pedido e dará um retorno segundo análise dos seus dados financeiros, o que pode demorar até 7 dias úteis.

Para mais informações sobre o processo, você também pode ligar no 0800 726 0207.

Consulta de Saldo

Felizmente, as consultas de saldo são tranquilas e existem dois jeitos diferentes de se fazer a mesma coisa: pela internet ou por telefone.

Pela internet, se seu objetivo é só consultar o saldo ou qualquer outra informação, não precisa ir tão longe.

Clicando aqui, você tem acesso a isso e outros serviços de acordo com a área de consulta. Navegue!

Basta ter em mãos o número do NIS/PASEP ou um e-mail cadastrado no sistema. A senha é a “Senha Cidadão” enviada pra você no tópico anterior.

Caso você nunca tenha entrado no sistema antes, clique em “cadastar/esqueci a senha” e siga os passos do cadastro.

Ao fim, faça o login e realize as consultas que desejar.

Mas, se você quiser consultar seu saldo via telefone, é só entrar em contato com o SAC da Caixa (0800 726 0207) entre 10h e 18h de segunda a sexta.

Ainda, você pode tentar arriscar a verificação com os seus documentos na casa lotérica ou agência da Caixa mais próxima.

2ª Via do Cartão Cidadão

Assim como qualquer outro cartão, acidentes e furtos podem acontecer com frequência. Apesar de ser um “Cartão Cidadão beneficiário”, carteiras continuam sumindo ou sendo roubadas por todo o país.

Da mesma maneira, danos por negligência são esperados e, felizmente, a Caixa não pede ou cobra taxas adicionais para a solicitação da segunda via.

Para isso, é só ligar pro SAC (0800 726 0207), seguir no mesmo processo de emissão até chegar na segunda via e ter em mãos identidade, CPF, título de eleitor, NIS ou carteira de trabalho.

Em caso de dúvida ou não resolução, o processo também é realizado presencialmente. Basta ir à agência/casa lotérica mais próxima com os seus documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.