Será que você tem dinheiro esquecido em bancos? Saiba que os brasileiros podem checar no Banco Central (BC) se possuem alguma quantia para sacar de instituições financeiras. Para isso o BC tem um serviço que permite a consulta de recursos remanescentes de pessoas físicas e empresas.

Vale ressaltar que o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) informa sobre o saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo, tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito.

Foi feito um levantamento do BC, em junho de 2021, que mostrou que os clientes tinham cerca de R$8 bilhões a receber de bancos. Porém, muita gente não sabe ou não lembra desses direitos.

Caso você queira saber se também possui algum valor para resgatar, basta acessar o site para verificar. Em caso positivo, o próximo passo é acessar o Registrato.

Lembrando que os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem no sistema. Para consultar essas contas, a pesquisa pode ser feita nesta página.

Como saber se você tem valores para receber

Na página do Banco Central, acesse a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na subseção Valores a Receber.

Role a página até o final e clique no último item, chamado Consulta ao Relatório Valores a Receber.

Depois aperte “Iniciar consulta” e insira o número do seu CPF. Após a verificação digital, o sistema vai dizer se você tem ou não valores a receber de bancos. Caso não tenha, não adianta seguir adiante.

Se o sistema disser que há recursos a serem resgatados, você deve consultar os valores e a instituição em que eles estão por meio do Registrato, portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.

Se você não tem cadastro, é preciso fazer um login e senha para acessar o Registrato.

Passo a passo para se cadastrar no Registrato

Primeiro Passo

O cidadão precisa acessar a página do Registrato. Há duas opções de cadastro: uma pelo site do Banco Central e outra pelo site Gov.br, uma espécie de central de serviços públicos federais.

Segundo Passo

Para acessar o Registrato pelo Gov.br, o cidadão deve ter o status prata ou ouro. Quanto maior a liberação de dados para o governo, como reconhecimento facial, dados bancários e da carteira de habilitação, maior o seu status.

Já a opção de cadastro pelo site do BC, está disponível para pessoas físicas ou jurídicas e não tem restrições.

O cadastro é feito em três etapas. Na primeira, é preciso informar dados como CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e o nome do banco em que tem conta.

BC cria novo site para consulta

Devido à grande procura, o BC criou um novo site, exclusivo para realizar a consulta de valores a receber. Basta acessar (clicando aqui). Lembrando que a consulta estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro de 2022.

Gostou da dica? Vai buscar saber se possui dinheiro para resgatar? Deixe o seu comentário.