Consultar o boletim escolar online não é uma realidade já alcançada somente em algumas escolas da rede privada, mas, também da rede pública.

Seja pelo celular, notebook ou computador, muitos alunos já conseguem acessar em tempo real suas notas de um jeito mais fácil e eficiente.

SEDUC Boletim Escolar 2019-2020 – Como Consultar (Foto: Freepik)

Isso só é possível graças às Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) que, agora, disponibilizam plataformas online para uso do aluno e do professor.

Dessa maneira, papéis foram substituídos pelos celulares e, em sala de aula, as matérias se tornaram cada vez mais interativas.

Consultas de notas, faltas e informações pessoais acessíveis a pais, alunos, professores e secretarias estudantis, facilitaram não só a vida do corpo docente e discente, mas, também processos de transferências.

Saiba agora como consultar de maneira fácil e rápida o boletim escolar nas SEDUCs e quais estados se beneficiam com esse serviço.

Boletim Escolar 2020 em São Paulo

Sendo São Paulo uma das capitais mais famosas do Brasil, não é novidade que tenha entrado na lista.

Alunos de todas as escolas estaduais de São Paulo possuem acesso à plataforma através de um link rápido disponibilizado pela SEDUC.

Para fazer a consulta é bem fácil. Basta clicar aqui para ser redirecionado à uma página oficial da SEDUC, preencher dados específicos e clicar em “pesquisar”.

Consulta de Boletim Online nas Escolas Estaduais de São Paulo (Foto: Reprodução da SEDUC-SP)

Entrando no site, serão solicitados os dados referentes ao cadastro do aluno junto á escola.

Ano da consulta (onde também é possível ver anos anteriores cadastrados), o RA (ou número da matrícula, intransferível e cedido apenas a alunos e familiares), a data de nascimento e o código da imagem devem ser preenchidos corretamente.

O serviço é gratuito e gera uma versão .pdf que pode ser impressa ou salva para consultas posteriores. Mas, vale ressaltar: nenhuma informação pode estar errada, ou a consulta não é realizada.

Boletim Escolar 2020 Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro também é possível consultar notas, frequência e disponibilizar serviços de interação entre alunos e professores.

Para ter acesso às notas da plataforma, é necessário entrar no sistema da SEDUC clicando aqui. Mas, atenção: ele fica indisponível entre o fim e o início do ano em razão do recesso escolar.

Resultado de imagem para boletim escolar rj
Consulta de Boletim Online nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução da SEDUC-RJ)

Na sequência, os mesmos dados serão solicitados: ano, período letivo (em caso de início ou fim de semestre), número de matrícula, data de nascimento e código de imagem.

Preenchendo todas as informações, basta clicar em “entrar” e fazer sua consulta.

Mas, atenção: a opção “semestre” está relacionado a dois bimestres ou programas como o EJA. Já a opção “anual” refere-se a todo o ano letivo.

Consulta de Boletim Escolar 2020 em outros estados

Antes de deixar clara a lista, é importante que se saiba que nem todos os estados possuem uma plataforma própria para esse fim.

Embora sua existência tenha funcionalidade e melhore o dia a dia das escolas em geral, não é obrigatória e, por isso, alguns estados não se empenham em “fazer acontecer”.

Apesar dos esforços de melhora na rede pública, a ideia não se propagou o suficiente e muito menos chegou a atingir o país inteiro.

Mesmo se tratando de uma ferramenta útil no dia a dia, ainda é pouco divulgada e utilizada até mesmo nos Estados que já a implementaram há algum tempo.

Muitos alunos, ainda, sem saber da praticidade online acabam esperando pelo papel impresso ou postagem de aprovação no quadro escolar.

Mas, ainda assim, a implantação seguiu tranquila em estados famosos como São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, espera-se que o projeto englobe cada vez mais estados e esteja concluído em mais 2 ou 3 anos.

A seguir, estão os estados que disponibilizam o serviço:

Por fim, se seu Estado não estiver aqui, não desanime. Apesar do projeto acomodar “poucos lugares”, nada impede da implantação ser aceita onde você mora no próximo ano.

Caso sua escola não conheça o processo, vale a pena conversar com o diretor, que pode “dar a ideia” à SEDUC do seu estado, mas, não se anime demais.

Consultas online em escolas municipais ou particulares existem?

Seguindo o exemplo das estaduais, algumas municipais cadastraram-se no sistema e é possível encontrar seus dados pelo mesmo portal da SEEDUC.

No entanto, isso não é regra. Seu cadastro pode estar ou não lá. Para sanar a dúvida, é necessário entrar em contato com a secretaria da escola.

Algumas instituições, inclusive, podem ter seu próprio jeito de oferecer consulta ou próprio site vinculado. Se informe.

No entanto, quando o assunto é instituições particulares, vale lembrar que grande maioria ainda usa do sistema de entrega de provas simultaneamente com a entrega dos boletins.

Havendo algum portal online para esse fim, este é divulgado na hora da matrícula. Por isso, não se fala muito no assunto. Acaba sendo algo a ser consultado, mesmo.